O retorno das atividades na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) após o recesso parlamentar, nesta terça-feira (2), foi marcado pelo quórum e tempo de expediente reduzido (a sessão plenária terminou às 10h40, cerca de uma hora antes do prazo costumeiro). Na reta final das convenções partidárias e com a aproximação do período eleitoral, os deputados deverão se dividir entre a tarefa de convencer eleitores e as atividades no parlamento.
Exceto por algumas figuras de praxe nos debates da Casa – Sinésio Campos, Wilker Barreto, Dermilson Chagas, Tony Medeiros, Adjuto Afonso, Abdala Fraxe, Serafim Corrêa e Therezinha Ruiz -, houve baixa presença dos parlamentares. A defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) após o recente decreto do governo federal sobre redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) e o pagamento retroativo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef, hoje Fundeb) foram os principais temas abordados na tribuna.
Questionado sobre a ausência de colegas no plenário, Tony Medeiros (PL) lamentou o fato e disse que há pautas que demandam atenção urgente, como o combate à fome entre a população do Amazonas e a defesa da ZFM.
Leia mais:
Aleam retoma sessões parlamentares nesta terça-feira
Presidente da Aleam promulga lei que proíbe instalação de medidores aéreos
“O retorno das atividades parlamentares me preocupa bastante. É lamentável ver o plenário com poucos deputados. Temos os ataques à ZFM, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostram que o Amazonas é o segundo estado mais pobre do país“, ressaltou Medeiros. “De minha parte, apresentei projetos inclusive no recesso”.
Abdala Fraxe (Avante) ressaltou que cabe aos parlamentares definir uma agenda. “Cada coisa deve ser feita no horário adequado. Os deputados devem tocar a campanha de quinta-feira para frente. Como já aconteceu em outras ocasiões, o parlamento vai funcionar normalmente. Isso já foi garantido pelo presidente Roberto Cidade. Acredito que tudo vai ocorrer da melhor forma possível”.
A reportagem acessou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) para comparar o número de deputados que registraram presença com o quantitativo que compareceu à sessão de hoje. O registro da presença, no entanto, não está disponível no portal da Aleam.