Após a fala de Raulzinho (MDB), durante sessão na Câmara de Manaus na segunda-feira (12/07) sobre queimadas realizadas na zona rural por agricultores, ocasionando a fumaça que encobriu a cidade nesse final de semana. O vereador William Alemão (Cidadania) usou seu tempo de tribuna para defender os agricultores e ribeirinhos que costumam utilizar de queimadas para preparar o solo para plantações.
“Não existe hoje crucificar o nosso caboclo ribeirinho por causa das queimadas, onde é que está o apoio do executivo tanto municipal quanto estadual quanto federal, onde é que está subir na tribuna e jogar pedra no caboclo, interiorano … muitos não sabem simplesmente desconhecem que não tem trator que não tem diesel que não tem operador que não tem apoio”
“Respeite nosso povo ribeirinho e saiba da necessidade que eles passam” diz Alemão após fala de vereador sobre causadores de fumaça pic.twitter.com/2Phc2AWwsI
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 12, 2024
Veja mais:
Segundo vereador, não se pode falar sobre o assunto sem ter ciência da situação e sem dar alternativas para resolução do problema. Já que falta incentivos federais, estaduais e municipais para esses agricultores na compra de equipamentos adequados na realização do pré plantio na única fontes de renda do “caboclo”.
” … (O agricultor)não tem condições de fazer a maquinização do terreno….que chega a custar seis vezes mais…Quando você não queima, que é o que todos nós queremos que não seja queimado… eles fazem a maquinização do terreno só que depois de limpar todo o terreno que custa em média R$ 300 a hora do equipamento, em 1 hectare, dependendo de quanto e irregular, pode chegar a 20 h cada hectare” justifica o vereador sobre o valor alto de maquinário que o agricultor não tem.
📌“Não temos iniciativas do governo” dia Alemão sobre dificuldade de mecanização para o agricultor da zona rural que faz queimada para limpar hectar, etapa necessária para o plantio. pic.twitter.com/y44GvzbsrN
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 12, 2024