As convenções partidárias definiram a apresentação de quase 400 homens e mulheres como candidatos no Amazonas para a eleição deste ano. Todos disputarão uma vaga de governador, uma de vice e uma de senador, as chamadas vagas majoritárias. Os demais brigam por uma das 8 cadeiras de deputados federais e 24 de deputados estaduais.
Os registros dessas candidaturas, contudo, dependem da análise que será feita pelos nove magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Eles têm até 12 de setembro para analisar e conceder o registro dos candidatos. Neste processo, eles analisam a documentação encaminhada pelos partidos, a vida pregressa dos candidatos, validadas por uma série de certidões negativas, e também a lista negra de gestores condenados por órgãos colegiados, como por exemplo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Leia mais:
TSE: Omar registra perda de R$ 660 mil em bens desde 14
Eleições 2022: Veja os candidatos a deputados com maiores e menores patrimônios
Os registros de candidaturas se encerram no dia 15 de agosto, e todos que formalizarem o pedido de registro já podem iniciar as próprias campanhas no dia seguinte, além de terem espaço garantido na propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão.
Até esta quarta-feira, dia 10, de acordo com o site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, 243 candidatos a deputado estadual haviam pedido registro. Outros 92pediram registro de candidatos a deputado federal. Dos candidatos ao Senado, apenas Omar Aziz (PSD) e Luiz Castro (PDT) pediram registro.
E dos oito candidatos ao governo, somente Eduardo Braga (MDB), Carol Braz (PDT) e Wilson Lima (União Brasil) oficializaram as candidaturas até o momento.