
Redes sociais excluem perfis de Carla Zambelli após determinação de Alexandre de Moraes

Por determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, as principais redes sociais removeram os perfis da deputada federal cassada Carla Zambelli (PL-SP). A ordem foi emitida nesta quarta-feira (4/6), junto com a decreto de prisão preventiva da parlamentar, após a notícia de que ela havia deixado o país.
A determinação previa a retirada do ar, no prazo de duas horas, de contas pertencentes à deputada e a seus familiares em sete plataformas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. Até o momento, Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, X (antigo Twitter) e YouTube haviam cumprido a ordem. Gettr e Telegram ainda mantinham os perfis ativos até a última atualização.

Algumas das contas derrubadas estavam registradas em nome da mãe e do filho de Zambelli, o que reforça o cerco às redes utilizadas para a divulgação de conteúdos considerados ilícitos pelo STF.
Leia mais
Carla Zambelli revê plano e cogita pedir asilo a Trump; entenda
URGENTE: Moraes decreta prisão preventiva de Carla Zambelli após deputada deixar o Brasil
Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo Moraes, Zambelli deixou o Brasil após a sentença e continuaria atuando para “descredibilizar as instituições brasileiras” e atacar o Estado Democrático de Direito.
Além da prisão, Moraes determinou o bloqueio de bens e contas bancárias, o cancelamento do passaporte, a suspensão de pagamentos da Câmara dos Deputados à parlamentar e a inclusão do nome de Zambelli na lista vermelha da Interpol, mecanismo que permite sua localização e possível extradição.