Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (31/3), o vereador Raulzinho (MDB) decidiu falar ainda sobre a aprovação do empréstimo de R$ 2,5 bilhões que a Prefeitura de Manaus solicitou há seis dias. Em um discurso de oito minutos, o parlamentar chegou a dizer que a Cidade do Autismo só vai existir graças a aprovação por ampla maioria dos vereadores.
“Manaus tem a oportunidade de construir a Cidade do Autismo a partir da Câmara Municipal de Manaus, da aprovação dos vereadores da CMM, e sabe o que garantiu à cidade de Manaus como a cidade do Autismo? a votação do empréstimo”, disparou o vereador.
Ainda de acordo com Raulzinho, o que foi veiculado sobre os parlamentares “terem votado contra a cidade de Manaus e a favor do empréstimo” trouxe uma discussão sobre a integridade dos vereadores que defendem pautas nesse segmento.
“Vereadores votaram contra a cidade. Votaram favorável ao empréstimo, seria votar contra a cidade, principalmente aqueles que pregam que são os defensores das crianças autistas é tirar da Prefeitura Municipal de Manaus a oportunidade de construir a Cidade do Autista. Eu durmo com a minha consciência tranquila porque nós demos [quem votou a favor do empréstimo] a oportunidade para a Prefeitura Municipal de Manaus de construir a Cidade do Autismo”, frisou o vereador.
Conforme o parlamentar, a iniciativa de aprovar o empréstimo trouxe a oportunidade dos próprios vereadores de fiscalizar, cumprindo o papel como representante do povo.
“Qual o meu papel? De fiscalizar. Esse é o papel do vereador, do deputado estadual, mas como é que você vai fiscalizar se você não destina recursos, se não der oportunidade de construírem, de iniciar uma obra, se não der a oportunidade de ao menos iniciar uma obra, você vai fiscalizar o quê? Você vai ficar cobrando, não é? ‘cadê a Cidade do Autismo, prefeito, o senhor não vai construir, o senhor prometeu’, mas ele [vereador], votou contra”, explicou o parlamentar.
Saiba mais:
Roberto Sabino sugere que criminosos sejam levados à uma ilha e trabalhem na roça
Prefeitos do AM sinalizam articulações e apoios para eleições de 2026
Tyrone fala em emendas parlamentares
Por sua vez, o vereador Paulo Tyrone (PMB), rebateu a declaração do colega e afirmou que, na verdade, a construção da Cidade do Autismo se deve mais à destinação de emendas parlamentares do que a aprovação do empréstimo em si. O vereador citou as emendas do senador Omar Aziz (PSD) e do deputado estadual Daniel Almeida (Avante), como um dos exemplos.
“Quando o senhor se dirige à tribuna e informa que os recursos da Cidade do Autista serão a partir do empréstimo que foi aprovado por esta casa, não é bem a verdade, a Cidade do Autista ela vai ser construída com os recursos tanto de emenda parlamentar do senador Omar Aziz, do deputado Daniel Almeida. O fato de esta casa ter aprovado o empréstimo não necessariamente contribui para a construção para a Cidade do Autismo”, pontuou o parlamentar.