A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (03/01), aponta o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder na disputa pela Presidência da República em 2026. O petista aparece à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do cantor Gusttavo Lima e do empresário Pablo Marçal (PRTB).
O levantamento considerou quatro cenários distintos, incluindo possíveis candidaturas de Lula, Tarcísio, Gusttavo Lima, Marçal, Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União). No principal recorte, considerando um primeiro turno, Lula tem 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio (13%), Gusttavo Lima (12%) e Marçal (11%).
Ciro Gomes registra 9%, enquanto Zema e Caiado aparecem com 3% cada. Os indecisos representam 5%, e os que declararam voto branco, nulo ou a intenção de não comparecer somam 14%.
Os diferentes cenários testados excluem algumas candidaturas em cada simulação, mas mantêm Lula como nome fixo na disputa. Foram entrevistadas 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro, com margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
Saiba mais:
- “Se eu fosse pensar em mim, estaria fora do Brasil”, diz Jair Bolsonaro
- Eduardo compara Bolsonaro a Rocky Balboa: “Apanha quase o filme inteiro e ele vence”
Segundo turno: Lula vence todos os cenários
Em um eventual segundo turno, o presidente também aparece como favorito em todos os seis cenários estimulados pela pesquisa. O índice de vantagem ocorre em uma disputa com Gusttavo Lima, em que o presidente tem 41% contra 35% do cantor sertanejo. O maior distanciamento acontece contra Ronaldo Caiado, onde Lula marca 45% e o governador de Goiás, 26%.
Confira os cenários do segundo turno:
Os indecisos variam entre 3% e 4% nos diferentes cenários, enquanto votos brancos, nulos e ausentes somam entre 19% e 25%.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também mediu a rejeição dos possíveis candidatos. Fernando Haddad lidera a lista com 56%, seguido por Eduardo Bolsonaro (55%), Jair Bolsonaro (53%) e Ciro Gomes (52%). Lula tem rejeição de 49%, o mesmo índice da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Outros nomes também foram testados:
- Gusttavo Lima: 50% de rejeição
- Pablo Marçal: 42%
- Tarcísio de Freitas: 32%
- Romeu Zema: 23%
- Ronaldo Caiado: 21%
Os governadores de Minas Gerais e Goiás, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, são os menos rejeitados, mas também os menos conhecidos do público.