Em entrevista à rádio O Povo/CBN, em Fortaleza (CE), nesta sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a necessidade do Partido dos Trabalhadores (PT) adaptar o discurso para se conectar com o novo perfil de trabalhadores, que não se enquadra mais no modelo tradicional de emprego com carteira assinada. Durante a conversa, Lula contou que a base originária do PT, formada principalmente por trabalhadores sindicalizados das fábricas, é hoje muito menor do que nos anos 80.
Segundo o presidente, houve uma transformação significativa no mundo do trabalho, marcada pela ascensão de novas formas de atuação profissional, como o trabalho independente, home office e motoristas de aplicativos. Ele observou que muitos desses profissionais, ao contrário do que acontecia no passado, não estão interessados em serem sindicalizados ou terem carteira assinada.
“Tem um novo tipo de trabalhador que nós temos que ter uma preocupação […] Embora eles não queiram ser com carteira assinada, eles querem ser autônomos com direito”, afirmou Lula.
📌 PT precisa adaptar discurso ao novo perfil do trabalhador independente, diz Lula pic.twitter.com/OJdgxuNkrs
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 11, 2024
Lula apontou que, embora esses trabalhadores busquem autonomia, é fundamental que o governo e o PT discutam formas de garantir os direitos básicos, como a previdência.
Por fim, Lula afirmou que o PT precisa ajustar sua comunicação para dialogar com esse novo cenário, que envolve tanto trabalhadores de aplicativos quanto pequenos particulares e opcionais.
“O PT precisa construir esse discurso e o PT precisa saber falar isso”, afirmou ele.