O PT pretende acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Jair Bolsonaro pelo discurso com teor eleitoral proferido em Londres neste domingo (18). Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), que é um dos coordenadores de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cabe uma ação por abuso de poder político e econômico.
“Um absurdo tanto pelo teor, quanto pelo fato de ser um discurso eleitoral, quanto pelo fato de usar um espaço público para fazer isso. Eu já contatei o jurídico da campanha, eu acho que cabe uma ação por abuso de poder político e econômico”, explicou.
Leia mais:
PGR recorre de decisão de Rosa Weber e quer arquivar apuração sobre conduta de Bolsonaro na pandemia
Bolsonaro volta a Manaus na próxima quinta-feira
Costa disse que já contatou o jurídico da campanha sobre o assunto. De acordo com ele, trata-se de um caso parecido com o das manifestações de 7 de Setembro. Na época, a coligação do PT foi ao TSE pedir que Bolsonaro não usasse imagens dos atos em sua campanha eleitoral. A Corte atendeu a reivindicação.
O União Brasil, outro adversário de Bolsonaro na campanha presidencial, também sinalizou que deve entrar na Justiça contra o presidente pelo discurso na Inglaterra. O presidente, que foi a Londres participar do funeral da Rainha Elizabeth II, fez um discurso em tom de campanha na sacada da residência oficial do embaixador brasileiro no Reino Unido. A Lei Eleitoral proíbe campanha política dentro de edifícios públicos.
Via Poder 360