Projeto de Lei propõe criação do bairro Colônia Japonesa em Manaus

(Foto: Reprodução)
A Prefeitura de Manaus encaminhou à Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº 692/2025, que propõe a criação e delimitação do bairro “Colônia Japonesa” na zona urbana da capital. A proposta redefine os limites dos bairros Parque 10 de Novembro e Novo Aleixo, e prevê uma área de 408 hectares para abrigar o novo território, que terá identidade inspirada na cultura japonesa.
Embora o projeto tenha sido formalmente enviado pelo Executivo, a iniciativa surgiu das articulações da Comissão de Turismo e Relações Internacionais da Câmara, presidida pelo vereador João Carlos (Republicanos). Segundo o parlamentar, o objetivo é valorizar a herança cultural da comunidade nipo-brasileira e fortalecer os laços entre Brasil e Japão.
“A Colônia Japonesa representa a união de culturas e o reconhecimento de uma comunidade que ajudou a construir a Manaus que conhecemos hoje”, afirmou João Carlos, ao destacar que o bairro será um marco de integração e valorização cultural.
O texto do projeto estabelece que o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) ficará responsável pela atualização da base cartográfica e dos cadastros geoespaciais, além da adequação dos registros oficiais de endereçamento. O documento também revoga dispositivos da Lei nº 1.401, de 2010, que tratava da divisão territorial anterior.
De acordo com a justificativa encaminhada à Câmara, o bairro abrangerá parte das áreas atualmente incluídas nos bairros Parque 10 de Novembro (zona Centro-Sul) e Novo Aleixo (zona Norte), formando um corredor urbano voltado para atividades culturais, turísticas e econômicas.
A proposta cita a presença de empreendimentos de temática japonesa, como o Condomínio Shizen I e II, o Lar São Francisco Xavier, o Colégio Japonês, o Centro Cultural Marui Hatanaka e o Instituto Nippaku, reforçando a vocação cultural da região.
Saiba mais:
Vereador propõe ensino de direitos trabalhistas nas escolas de Manaus
“Querem calar Bolsonaro para 2026”, diz Coronel Menezes ao comentar situação do ex-presidente
Com população estimada em 10 mil habitantes, a “Colônia Japonesa” busca consolidar Manaus como referência nacional em turismo cultural e diplomacia urbana, aliando planejamento urbano e valorização de identidades históricas locais.








