“Vai ter intervenção”: Presidente nacional do PT ameaça Sinésio e Zé Ricardo caso não haja composição partidária

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, protagonizou uma reunião tensa com dirigentes da legenda no Amazonas ao questionar publicamente se as lideranças locais haviam resolvido suas divergências internas. A frase foi direcionada ao presidente estadual do PT e deputado estadual, Sinésio Campos, e ao vereador eleito pela sigla na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Zé Ricardo, conhecidos por conflitos internos que vinham gerando instabilidade no partido.
O episódio ocorreu durante um encontro promovido pelo PT para que Edinho Silva ouvisse lideranças ligadas às comunidades e movimentos sociais. Durante a reunião, grupos de Sinésio Campos e Zé Ricardo “lavaram a roupa suja” na frente do presidente nacional, que, irritado, bateu a mão na mesa e ameaçou intervenção no partido no Amazonas caso as disputas internas não fossem resolvidas.
“Vai ser construído com os dois e eu estou dando minha palavra como presidente do PT. Quem não entender isso, a porta de saída é o futuro, vai ter intervenção aqui. Vocês não vão brincar com o PT. Ou vocês entendem o que é composição partidária, ou teremos intervenção aqui. Nem Sinésio ganha e nem Zé Ricardo ganha, quem vai ganhar é a militância”, disparou Edinho Silva.
Em meio à tensão, o presidente nacional reforçou que a prioridade do PT é manter a democracia interna e a unidade da legenda. Ele pediu que os grupos se unifiquem em torno dos projetos do partido, tanto para o país quanto para o desenvolvimento da região, destacando a importância de superar divergências para fortalecer a atuação política do PT no Amazonas.
“Ou vocês entram em uma sala e acertam as diferenças de vocês e saem de lá unificados com o PT Amazonas, ou vamos ter uma nova direção, vai ter comissão provisória. Não é bravata não. Se vocês quiserem pagar para ver, vocês vão ver. O partido que eu vou presidir não tem projeto pessoal, tem projeto coletivo (…), todo mundo junto remando para o mesmo lado”, finalizou.
Leia mais:
Wilson Lima x David Almeida: um ano após eleição, feridas seguem abertas
Wilson Lima diz que condenação de Bolsonaro é “injusta e lamentável”
Zé Ricardo se pronunciou
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital entrou em contato com o vereador Zé Ricardo para esclarecer os fatos ocorridos na reunião do PT Amazonas. Em resposta, o parlamentar declarou que considera importante a vinda do presidente a Manaus, para que o partido possa organizar as eleições de 2026, com foco principal na reeleição do presidente Lula (PT).
Leia na íntegra:
Eu acho que é muito importante a vinda do presidente Edinho, conhecer aqui a nossa realidade na Amazônia, a situação política e também a interna do partido. E as palavras dele reforçam essa necessidade do partido se organizar para as eleições do ano que vem, para a gente ter uma chapa forte, seja para eleger federal, eleger senador, eleger deputado estadual e, principalmente, a reeleição do presidente Lula. Então, as palavras, no sentido de suscitar que todas as forças políticas estejam portanto nesse mesmo objetivo, é muito importante.
Eu acho que o presidente traz uma mensagem muito fundamental, inclusive para a base do partido. Antes dessa fala, ele enfatizou muito a necessidade do trabalho de base, dos núcleos. Nós temos vários núcleos de base, mas no passado tinha muito mais.
Então, acho que fortalecer nas comunidades, nos grupos de faculdade, dos jovens, das mulheres, ter grupos de base para fortalecer o partido na formação, na reflexão, nos debates e, principalmente, no momento eleitoral.
Deputado Sinésio
O deputado estadual Sinésio Campos também foi procurado para uma declaração, e foi solicitado uma nota de sua assessoria. Até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.
Assista ao vídeo:
