Nesta quarta, dia 1º, foi sancionada pela Prefeitura de Manaus a Lei Complementar 002/2023, que regulariza e autoriza a instalação da tecnologia 5G na cidade. A proposta autoriza a instalação das estruturas necessárias à nova internet móvel.
A Lei já tinha sido aprovada de maneira unânime pela Câmara Municipal de Manaus há algumas semanas e agora foi devidamente sancionada pela Prefeitura.
Leia mais:
Prefeitura de Manaus sanciona lei que proíbe incentivos a empresas condenadas por corrupção
Comissão aprova projeto que anula norma do governo sobre segurança cibernética na rede 5G
Com a Lei, Manaus já pode começar a receber a nova tecnologia a partir de 31 de julho, prazo estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, está liberada a instalação das antenas 5G na capital em até dois dias.
A internet 5G é 20 vezes mais rápida do que as plataformas atuais em funcionamento. Em novembro de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou o leilão do 5G, que movimentou R$ 47,2 bilhões. A Anatel definiu que esse novo sistema deve funcionar nas 23 capitais e Distrito Federal até julho de 2022. No entanto, cidades com mais de 30 mil habitantes poderão implantar o sistema até julho de 2029.