O vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rodrigo Sá (PP), em entrevista ao programa Tribuna Livre da Rede Onda Digital criticou, nesta terça-feira (1/7), a falta de responsabilidade da Prefeitura de Manaus ao não recapear um buraco que estava aberto na Avenida Djalma Batista.
De acordo com o parlamentar, o buraco teria contribuído para o acidente que vitimou a esteticista Giovana Ribeiro, grávida de oito meses, que faleceu no local.
Rodrigo Sá, que já foi diretor do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), destacou que a engenharia de tráfego é composta por um tripé: a própria engenharia viária, a prevenção por meio da educação para o trânsito e a repressão através da fiscalização.
Além disso, o parlamentar comentou sobre a tragédia envolvendo a gestante e afirmou que há responsabilidade da Prefeitura no ocorrido.
“Esse é o famoso tripé do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da segurança viária para evitar a ocorrência de sinistros que é a nomenclatura técnica atual para acidentes. E é inegável que há culpa da Prefeitura, seja por omissão. Estamos falando de uma rua de grande movimento, por onde todos passam, que liga a zona sul e a zona centro-sul ao centro da cidade. É uma das principais vias de Manaus e que precisava de um olhar mais atento do poder público”, destacou o vereador.
Rodrigo Sá também afirmou que esse é apenas mais um entre muitos casos de acidentes causados por buracos nas ruas de Manaus. Segundo ele, há diversos outros registros com pessoas feridas, embora a maioria não tenha resultado em morte.
Saiba mais:
- Vereador Mitoso usa parábola bíblica para defender David Almeida na CMM: “Seu sucesso incomoda”
- Vereador de Manaus quer saudação “a paz do Senhor Jesus” reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial
O parlamentar ainda mencionou a atuação dos vereadores na fiscalização da infraestrutura urbana. Ele destacou que havia sido feito um requerimento para manutenção da via onde ocorreu o acidente, mas que o pedido não foi atendido pelo Executivo municipal.
“Não foi por falta de informação. Aquele buraco, inclusive, foi alvo de um requerimento feito por outro vereador, solicitando o reparo quatro ou cinco dias antes do acidente. Eu, particularmente, já enviei cerca de 278 requerimentos à Prefeitura, sendo de 60% a 70% relacionados à infraestrutura. Só o meu gabinete já encaminhou demandas de todas as zonas da cidade de Manaus”, afirmou Rodrigo Sá.
Assista ao vídeo: