Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, na quarta-feira (30), a vereadora reeleita Yomara Lins (Podemos) destacou a necessidade de maior representatividade feminina na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com apenas três mulheres entre os 41 vereadores eleitos, a presença feminina corresponde a apenas 7,3% das cadeiras, um índice que, segundo Yomara, não reflete o peso das mulheres no eleitorado local.
Durante a entrevista, Yomara abordou a baixa proporção de mulheres na política e defendeu a importância de combater o preconceito que desestimula mulheres a apoiarem outras mulheres. Ela relatou seu trabalho em palestras e eventos para conscientizar sobre o valor do voto feminino e incentivar a participação de mulheres na política:
“Eu continuo incentivando as mulheres para estarem onde elas quiserem estar”, afirmou Yomara. “Precisamos quebrar esse preconceito de que mulher não vota em mulher e incentivar as mulheres a participarem do processo”, completou ela.
📌"Precisamos quebrar esse preconceito de que mulher não vota em mulher", diz vereadora reeleita Yomara Lins pic.twitter.com/4bkKYcE80R
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 30, 2024
Saiba mais:
- Somente cinco mulheres são eleitas prefeitas nas capitais e municípios; veja quais são
- Sassá debocha da oposição ao prefeito na CMM: “Para de chorar, bebezinho, já passou, o velório já foi feito”
Juntamente com Thaysa Lippy (PRD) e Professora Jacqueline (União Brasil), Yomara é uma das poucas vereadoras reeleitas para a CMM, nenhuma das candidatas foi eleita para o primeiro mandato.
Para Yomara, é fundamental que as mulheres votantes, que compõem a maioria do eleitorado, reforcem o apoio a candidaturas femininas.