Com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa, o Projeto de Lei 113/2024, sugere a criação do “Programa Municipal Viver Plenamente” em Manaus. O texto, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), está sendo analisado pela Câmara de Manaus (CMM).
“É para beneficiar a população idosa, então precisamos dar qualidade de vida em campanhas, conscientização, sensibilidade, promoção à saúde, vacinação”, diz o vereador que reforça que o projeto também garante a prevenção de situações de violência e negligência.
Veja:
🔷 Precisamos dar qualidade de vida para os idosos, sugere vereador em Programa ‘Viver Plenamente’ pic.twitter.com/BOp0puQxCt
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 5, 2024
Para isso, a proposta oferece oficinas e atividades recreativas, parcerias com instituições de ensino, campanhas de prevenção à violência e negligência, inclusão digital e acesso à tecnologia, ações de saúde preventiva, fazem parte das diretrizes do projeto.
A realização dessas inciativas deve ser feita em parcerias com entidades privadas, organizações não governamentais e profissionais da saúde para a implementação das ações previstas no programa.
De acordo com a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio Contínua do IBGE, em dez anos, a população do Amazonas acima de 60 anos amentou. Se em 2012 o estado tinha 249 idosos para cada um mil habitantes, em 2022 esse número chegou em 377. No total, o Amazonas saiu da taxa de 7,0% para 9,1% de pessoas acima dos 60.
Saiba mais:
Réu no ‘Caso Flávio’ é preso suspeito de matar sargento da PM em Manaus; vídeo da prisão
A matéria seguiu para à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa para ser discutida pelos vereadores.