O deputado estadual e presidente do PT no Amazonas, Sinésio Campos, revoltou pré-candidatos a vereadores da sigla em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) após declarar apoio à reeleição do prefeito do município, Mário Jorge Abrahim (Republicanos). Na quinta-feira passada (04/07), os filiados do partido que concorrerão à Câmara Municipal na Velha Serpa divulgaram uma nota de repúdio ameaçando fazer uma renúncia coletiva das candidaturas se o parlamentar não mudar de ideia.
O documento é assinado por sete pré-candidatos e dois membros da executiva municipal do PT em Itacoatiara. Os petistas descontentes com Sinésio acusam o presidente da legenda de obrigar a federação Brasil da Esperança [PT, PCdoB e PV] no município de apoiar também o atual chefe do Poder Executivo após uma decisão formalizada por um voto unilateral do deputado estadual e que contraria a própria orientação local da executiva.
Leia mais:
Assembleia Legislativa debate criação de novos municípios no Amazonas
Em ano eleitoral, prefeitos do interior do AM gastam R$ 9,1 milhões com artistas nacionais
Além do PT, o Partido Verde também não concorda com o posicionamento de Sinésio Campos. Na nota de repúdio, o Partido dos Trabalhadores enumera 15 motivos para não declararem apoio a Mário Abrahim, a quem chamam de “perseguidor” de filiados e “implementador de políticas antidemocráticas” em Itacoatiara que são opostas às ideologias da sigla de esquerda. Também afirmam que a gestão do prefeito tem “caraterísticas bolsonaristas”.
Até o fechamento desta matéria, o deputado e presidente estadual do PT, Sinésio Campos, não se manifestou sobre o documento que critica sua opção política de candidatura majoritária no município.