“O Partido dos Trabalhadores vai ter a eleição esse ano para renovar as direções, escolher presidentes municipais e também estaduais e depois a nível nacional. Eu estou pré-candidato a presidente estadual. A gente entende que precisamos reconstruir o partido no Amazonas, está muito distante das lutas do povo”, anunciou o vereador Zé Ricardo (PT), revelando a pré-candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) à Rede Onda Digital, nesta sexta-feira (24/1).
O parlamentar afirmou que a figura do presidente do partido precisa “defender as propostas e também a defesa do próprio governo do PT, do governo Lula, dos benefícios que está trazendo para Manaus e para o estado do Amazonas”.
Nesta primeira etapa acontece as novas filiações ao partido dos trabalhadores que encerram no mês de fevereiro. A eleição que define o novo presidente do partido ocorrerá no início do mês de julho.
“Então até lá nós vamos estar conversando com as outras forças políticas, com os filiados, têm muita gente que está um pouco afastado, motivando a fazer política, continuar nas lutas e é por isso que eu estou pré-candidato a presidente”, frisou o vereador à Rede Onda Digital.
Entrevistas
Lembrando que ainda neste mês, o vereador concedeu entrevista ao programa Lomittas Tá On, da Rede Onda Digital, e desferiu críticas sobre os colegas de partido: o deputado estadual Sinésio Campos e o ex-vereador e secretário extraordinário Sassá da Construção Civil.
“No PT também tem problemas e tem pessoas que eu gostaria que saíssem para melhorar a imagem do partido em Manaus e no Amazonas […] Se eles [Sinésio e Sassá] saíssem, fariam um grande favor ao PT”, declarou à época.
O segundo vereador mais votado de Manaus ainda revelou que mesmo acumulando uma boa avaliação política, o Zé Ricardo apresentou que problemas internos do partido no Amazonas prejudicaram seu feedback, reforçando que Sinésio e Sassá deveriam deixar o partido para melhorar sua imagem no Amazonas.
À época, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) decidiu responder à fala do colega de partido, Zé Ricardo, afirmando que as declarações não passaram de questões pessoais e que, na verdade, ele foi eleito para o âmbito estadual e seguirá trabalhando nesse foco, enquanto Zé foi escolhido como vereador e deve cumprir seu papel.
“Isso aí muitas vezes tem a questão de cunho pessoal. Eu trato a política, não a questão pessoal. Eu ganhei para ser deputado estadual, para trabalhar, e agora quem ganhou para ser vereador, deve mostrar pautas que vai defender na Câmara Municipal. Nada mais eu tenho a tratar, até porque quem foi eleito para governar, para dirigir o partido foi eu, estou dirigindo e vou continuar fazendo”, rebateu o presidente estadual do PT no Amazonas.
Recentemente, em entrevista ao Portal AM POST, o vereador voltou a tecer comentários sobre as figuras políticas, principalmente em relação ao Sinésio. Segundo ele, o deputado estadual divergente dos ideais do PT. “Ele (Sinésio) parece mais preocupado com mineradoras do que com os povos indígenas, ribeirinhos e os mais pobres”, afirmou.
“Espero que os membros filiados e os eleitos tenham posicionamentos alinhados aos ideais do partido. Crítico de forma clara que nosso único deputado estadual esteja apoiando cegamente o governo do estado”, completou.
Ao defender sua pré-candidatura, Zé Ricardo alegou que o PT precisa se reconectar com sua base histórica e também com a juventude. “Queremos um partido mais forte, que volte a ser protagonista na defesa de políticas sociais e ambientais”, enfatizou.
“A ideia é trabalhar na reconstrução do partido, melhorar sua imagem e atrair jovens para se filiar e conhecer mais sobre a política”, assegurou o vereador sobre a necessidade de reconstruir o partido e deixá-lo com uma força ativa na defesa das políticas públicas.
Saiba mais:
Bolsonaro admite lançar Michelle para o Planalto em 2026 e diz que pode ser ministro
David Almeida: “Vou falar de todos os deputados federais que viraram as costas para Manaus”
Zé Ricardo – Histórico no PT
José Ricardo Wendling é economista e bacharel em direito, com pós-graduação em Gerência Financeira Empresarial, desde 1995, é filiado ao PT, e colaborador desde a sua fundação, em 1980. Foi membro do Diretório Estadual e membro do Diretório Municipal em Manaus e, em três gestões, foi secretário de Finanças, coordenando a aquisição da sede própria do PT. Também concorreu à presidência do PT Manaus, em 2001 e em 2009, e do PT Amazonas, em 2007.
José Ricardo concorreu, pela primeira vez, uma eleição como candidato a vereador em 1996, quando ficou como quarto suplente. Em 2000, candidatou-se pela segunda vez, ficando como terceiro suplente; e em 2002, concorreu como candidato a deputado estadual, terminando em primeiro suplente. Em 2004, ele elegeu-se vereador, disputando novamente as eleições em 2006, como deputado estadual, terminando como segundo suplente. Em 2008, José Ricardo elegeu-se, pela segunda vez, vereador de Manaus/PT; e em 2010, venceu a eleição para deputado estadual, conquistando mais de 38,3 mil votos.
Na Câmara Municipal de Manaus, ele já atuou como líder do PT, presidindo ainda a Comissão dos Direitos Humanos e a Comissão de Legislação Participativa.
Nas eleições de 2024, foi consagrado nas urnas como o segundo vereador mais votado de Manaus, com 17.395 votos.