O pré-candidato à prefeitura de Autazes, Thomé Neto (Progressistas), rasgou elogios ao amigo e deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que deve disputar as eleições em Manaus para o Poder Executivo, e também ao governador Wilson Lima (União Brasil). Em entrevista ao programa Boa noite, Amazônia, da Rede Onda Digital, nesta quinta-feira (09/05), Neto disse que o parlamentar, que integra o mesmo grupo político dele, é um “jovem promissor” e que Lima é o “maior líder” do Estado.
“Hoje convivo com grandes políticos e aqui cito um grande amigo, irmão, parceiro e jovem promissor do Estado, meu amigo Roberto Cidade. E assim a gente foi caminhando e entendendo. Me aproximei muito do governador Wilson Lima, o maior líder desse Estado”, disse Thomé Neto.
Ex-vereador de Autazes, Neto disse ter mais maturidade na política atualmente para disputar as eleições para prefeito do município. Algo que não possuía na primeira tentativa ao Executivo, em 2020.
“Fui aprendendo e tendo a grandeza da política. Estamos aí hoje, bem preparados e bem maduros para enfrentar esse desafio [no pleito à prefeitura de Autazes] com a Terra do Leite e agora do potássio”, disse Thomé Neto.
No dia 29 de abril, o governador Wilson Lima entregou três novas licenças ambientais para o avanço do Projeto Potássio Autazes que permitirá a exploração em larga escala do mineral no município, localizado a 112 quilômetros de Manaus. As medidas de Lima para Autazes foram destacadas por Neto.
“Eu não tenho mandato [político], mas venho ajudando Autazes muito através do conhecimento e amigos [nos Poderes Legislativo e Executivo], como o deputado [federal] Átila [Lins], que tem conseguido muitas emendas [parlamentares] para Autazes, o deputado [estadual] Roberto Cidade e o governador Wilson Lima costumo dizer que é até um ‘prefeito de Autazes’ porque fez muito por Autazes”, declarou Thomé Neto.
Berço na política
Filho do ex-prefeito de Autazes, José Thomé Filho, falecido em 2023, Neto contou um pouco da sua trajetória política “vinda de berço”. O avô dele, José Thomé, também teve carreira no Poder Executivo Municipal e até no Legislativo, como deputado estadual por quatro mandatos.
Em 2012, Thomé Neto ingressou na vida pública ao ser eleito vereador com uma votação histórica para o município. Em seguida, garantiu a reeleição em 2016 com um novo recorde de votos antes de se lançar pela primeira vez candidato à prefeitura de Autazes, em 2020.
“Meu pai foi se tratar [do…] naquele momento e eu fiquei numa pré-campanha de prefeito em 2020 sem meu maior líder e em plena pandemia [da Covid-19] e meio sem um norte porque estava vivenciando tudo aquilo […] Fiquei em segundo lugar [nas eleições], mas ganhei mais do que perdi porque amadureci. Fui ganhando experiência”, afirmou Neto.
Leia mais:
Bemol e Coca-Cola patrocinam mineração de potássio em Autazes, diz MPF
Rodrigo de Sá
Presidente estadual do Progressistas-AM, Rodrigo Sá, também concedeu entrevista ao Boa noite, Amazônia, da Rede Onda Digital. No início de abril, ele deixou a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) para fortalecer a sigla no Estado e também se lançar pré-candidato à vereador de Manaus.
No programa, Rodrigo analisou a campanha Maio Amarelo, que serve de alerta para o alto índice de pessoas mortas e feridas em acidentes de trânsito, e a criação do novo DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) pelo governo federal. Ele também aproveitou para comentar sobre a corrida eleitoral em Manaus e no interior.
Rodrigo de Sá afirmou que apesar do PP não replicar no Amazonas a “dimensão grandiosa” vista em âmbito nacional, como por exemplo ser a 4ª maior bancada de deputados federais e senadores no Congresso, a legenda conseguiu ampliar sua presença com a formação de chapas para as eleições em outros municípios.
“Nessa missão que o governador Wilson Lima me deu de presidir a sigla aqui no Estado do Amazonas, a gente conseguiu reconstruir o partido em mais de 56 municípios, incluindo Manaus, com comissões provisórias e chapadas montadas na maioria deles. Em Manaus, construímos uma chapa forte também. Perdemos esses vereadores [Thaysa Lippy e Jander Lobato saíram do PP], mas trouxemos também dois vereadores de mandato. Passaram a integrar a chapa o Rodrigo Guedes e o Lissandro Breval agora nessa janela [partidária] que se encerrou em abril”, disse o ex-diretor-presidente do Detran.