O prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para formação das federações partidárias se encerra nesta terça-feira (31). Sete dos 28 partidos com representação no Congresso aderiram ao modelo, que será testado pela primeira vez neste ano: PT + PCdoB + PV; PSDB + Cidadania; e PSOL + Rede.
Ao contrário das coligações, encerradas em 2017, a federação é uma união de partidos por pelo menos quatro anos. Nesse sentido, cada um dos três blocos formados neste ano vai atuar, pelo menos até 2026, como se fosse uma só legenda.
Leia mais:
A proposta de criação das federações, que tramitou no Legislativo desde 2015, foi aprovada pela Câmara em agosto do ano passado. A medida foi criticada por deputados governistas, que viram nele uma tentativa de recriar as coligações, mas o texto passou com 304 votos a favor e 119 contrários.
O aval do Congresso não facilitou o processo de implementar o novo sistema. As dificuldades de conciliar interesses regionais e nacionais dificultaram parte dos acordos. Uma federação entre o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, com Republicanos, PTB e Pros chegou a ser cogitada, mas as negociações travaram.
Via UOL