Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Integrantes do Planalto pedem posicionamento de Lula para tentar conter alta do dólar

Integrantes do Planalto pedem posicionamento de Lula para tentar conter alta do dólar

Integrantes do governo federal avaliam, em conversas reservadas, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa adotar um posicionamento firme para tranquilizar o mercado financeiro e tentar frear a subida do dólar.

Segundo interlocutores, apenas um pronunciamento claro de Lula demonstrando compromisso com soluções para o endividamento público teria o impacto necessário para reverter o cenário atual.

Na última quarta-feira (18/12), o dólar registrou uma forte alta, fechando em R$ 6,2672, um aumento de 2,82%. Essa foi a maior alta percentual desde 10 de novembro de 2022, quando o aumento foi de 4,10%.

O real segue desvalorizado à medida que pioram as expectativas do mercado financeiro em relação ao pacote de cortes de gastos proposto pelo governo federal.

Na noite de terça-feira (17), o Congresso Nacional começou a aprovar as primeiras medidas do pacote. A Câmara dos Deputados aprovou um texto que proíbe a ampliação de benefícios tributários em cenários de déficit público. Além disso, foi criado um “gatilho” que limita o aumento de despesas com pessoal sempre que o governo apresentar um déficit primário — situação em que as despesas superam as receitas.

Outras medidas do pacote, como mudanças na regra do salário mínimo e nos abonos salariais, também devem ser votadas pela Câmara nesta quarta-feira (19) antes de seguirem para o Senado Federal. O objetivo do governo é demonstrar austeridade fiscal e conter a deterioração da confiança do mercado.


Saiba mais:


Lula participa de reunião ministerial

O presidente Lula deve retornar a Brasília na sexta-feira (20), após realizar exames médicos em São Paulo. Ele passará por um almoço com ministros na Granja do Torto, em um formato menos formal que a tradicional reunião ministerial de fim de ano. A decisão visa preservar a saúde de Lula, que recentemente precisou de atendimento médico emergencial devido a um acidente em outubro.

Esse encontro será uma oportunidade para alinhar estratégias e reforçar a necessidade de aprovar medidas que sinalizem controle das contas públicas. Integrantes do governo acreditam que esse alinhamento é essencial para conter a alta do dólar e a instabilidade econômica.

*Com informações de G1 e CNN