Portugal vai às urnas para eleger novo presidente e registra alta participação pela manhã

18.jan.2026 – Mulher em sala de votação em Lisboa; primeiro turno para eleições presidenciais em Portugal
Imagem: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP
Os eleitores portugueses votam neste domingo (18/1) para escolher o sucessor do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que deixa o cargo após dois mandatos consecutivos de cinco anos. A eleição define o novo chefe de Estado de Portugal para os próximos cinco anos.
A votação começou às 8h da manhã no horário local, o que corresponde às 5h em Brasília. As urnas serão fechadas às 19h em Portugal Continental e na Ilha da Madeira, e às 20h nos Açores. No Brasil, os horários equivalem a 16h e 17h, respectivamente.
De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, 21% do eleitorado havia comparecido às urnas até o meio-dia no horário local, 9h em Brasília, indicando boa adesão nas primeiras horas do pleito.
Saiba mais:
Trump convida Lula, Milei e Erdogan para integrar “Conselho da Paz” para Gaza
Gilmar Mendes nega pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro
Esta é a eleição presidencial presencial com o maior número de candidatos da história de Portugal, com 11 concorrentes. Caso nenhum deles alcance mais de 50% dos votos válidos, será realizado um segundo turno em 8 de fevereiro. A última vez que o país teve segundo turno em uma eleição presidencial foi em 1986.
Entre os nomes que aparecem com maior intenção de voto nas sondagens estão Luís Marques Mendes, do Partido Social Democrata, António José Seguro, do Partido Socialista, André Ventura, do Chega, José Cotrim de Figueiredo, da Iniciativa Liberal, e Henrique Gouveia e Melo, que concorre como independente.
A posse do próximo presidente da República está marcada para 9 de março, data tradicionalmente mantida desde 1986.
*Com informações de Agência Brasil.






