Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Ela provocou”, diz Plínio Valério sobre discussão com Marina Silva no Senado

“Ela provocou”, diz Plínio Valério sobre discussão com Marina Silva no Senado

Em entrevista exclusiva concedida ao programa Meio-Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, nesta quarta-feira (28/5), o senador Plínio Valério (PSDB) falou publicamente sobre o embate que teve com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ontem, durante a sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal.

A discussão girou em torno da polêmica pavimentação da BR-319, estrada que conecta as cidades de Porto Velho (RO) a Manaus (AM) e culminou com a saída abrupta da ministra da audiência.

Plínio Valério criticou a postura de Marina Silva e afirmou que a ministra provocou a discussão.

Ela pensou que eu ia pra cima dela com tudo, aí correu. A Marina é sempre isso, ela provoca, provoca, a gente sabe que ela vai provocar […] Ela conseguiu o que queria: chamar atenção, se vitimizar. Essa história tá muito chata, você não pode trocar ideia e nem divergir de mulher”, declarou Plínio Valério.

Quando questionado sobre a possibilidade de ter evitado determinadas expressões usadas durante o debate, Plínio foi direto:

“Poderia, mas não vale a pena, porque a Marina vem e faz o que quer”, completou.

Veja o trecho da entrevista:


Saiba mais:


Entenda a discussão entre Plínio e Marina Silva

O embate entre a ministra Marina Silva e o senador Plínio Valério ocorreu na terça-feira (27/5), durante uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. O tema central da audiência foi a controversa pavimentação da BR-319, uma rodovia que historicamente gera divergências entre ambientalistas e defensores do desenvolvimento da região amazônica.

Em meio ao debate, o senador amazonense Plínio Valério protagonizou um dos momentos mais tensos da sessão ao afirmar que desejava separar “a mulher da ministra”. Segundo ele, a mulher Marina Silva mereceria respeito, mas a ministra não.

“Ao olhar para a senhora, eu estou vendo uma ministra, não estou vendo uma mulher. A mulher merece respeito. A ministra não. Por isso, eu quero separar”, afirmou o senador.

Senador Plínio Valério no Senado
(Geraldo Magela/Agência Senado)

A ministra do Meio Ambiente considerou a fala ofensiva e machista, reagindo imediatamente. Em sua resposta, Marina afirmou:

“Eu fui convidada como ministra, então tem que respeitar. Eu me retiro porque eu não fui convidada por ser mulher”.

Marina Silva no Senado
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Após a fala de Plínio Valério, Marina Silva se levantou e deixou a audiência, demonstrando indignação com o que classificou como falta de respeito por parte do senador.

Antes de sair, a ministra sinalizou que permaneceria no debate apenas se o parlamentar apresentasse um pedido de desculpas formal, o que não ocorreu.

Marina Silva no Senado
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Plínio Valério, em vez disso, manteve sua posição e continuou provocando a ministra com a frase:

“Tá com medo de mim, ministra?”, falou.