As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Planalto discute situação na Venezuela e monitora impactos na fronteira

Uma nova reunião está prevista para o final da tarde deste sábado
03/01/26 às 13:23h
Planalto discute situação na Venezuela e monitora impactos na fronteira

(Foto: reprodução)

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, informou que o presidente Lula coordenou, na manhã deste sábado (3/1), uma reunião para tratar dos recentes acontecimentos na Venezuela que resultou na operação militar dos Estados Unidos para captura do presidente Nicolás Maduro.

O encontro reuniu os ministros das Relações Exteriores, da Defesa, o ministro-chefe da Casa Civil e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da própria Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O ministro da Defesa destacou que não há, até o momento, qualquer movimentação anormal na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, ressaltando que a área segue sendo monitorada de forma permanente. Ele informou ainda que mantém contato direto com o governador de Roraima para acompanhamento da situação.

Em nota, o Planalto informou que o “presidente da República reiterou os termos de sua postagem publicada na manhã de hoje”. Na publicação, Lula disse que os ataques americanos “ultrapassaram uma linha inaceitável” e defendeu que os atos do governo de Donald Trump representam uma “afronta gravíssima à soberania da Venezuela”.


Leia mais:

Bombardeios na Venezuela ultrapassam uma linha inaceitável, afirma o presidente Lula

Venezuelanos residentes em Manaus planejam manifestação para comemorar queda de Maduro


Já o ministro das Relações Exteriores relatou que realizou contatos com chanceleres de outros países nas últimas horas e afirmou não haver, até agora, informações sobre brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques registrados na Venezuela. De acordo com a ministra, o Itamaraty segue em contato constante com a Embaixada do Brasil em Caracas para monitorar o cenário interno.

Uma nova reunião está prevista para o final da tarde deste sábado, com o objetivo de atualizar as autoridades sobre o desenrolar da situação.