As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

PL vai recorrer da inelegibilidade de Braga Netto, diz Valdemar Costa Neto

PL vai recorrer da inelegibilidade de Braga Netto, diz Valdemar Costa Neto

Militar da reserva Braga Netto foi preso em investigação sobre plano de golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito Lula (Foto: Reprodução)

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, já se prepara para recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão de terça-feira (31) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o general Walter Braga Netto inelegível. O militar foi candidato a vice na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotada na última eleição.

“Não concordamos com essa decisão. Nossos advogados já estão se preparando e vamos recorrer ao Supremo”, disse Valdemar à CNN.

Por 5 votos a 2, o TSE tornou inelegíveis Bolsonaro e Braga Netto até 2030. É a segunda condenação do ex-presidente à inelegibilidade por oito anos. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes.


Leia também:

TSE forma maioria para 2ª condenação a inelegibilidade de Bolsonaro

Em delação, Cid diz que Bolsonaro queria esconder alvos da PF no Palácio do Alvorada


A inelegibilidade acontece por uso eleitoral das comemorações do 7 de setembro de 2022. A decisão do TSE também multa Bolsonaro e Braga Netto em R$ 425 mil e R$ 212 mil, respectivamente, pelo uso da estrutura do evento do Bicentenário da Independência para promover a candidatura à reeleição.

O julgamento pelo TSE foi motivado por três ações protocoladas pelo PDT e pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que defenderam a inelegibilidade de Bolsonaro, além da aplicação de multa, pela acusação de abuso de poder para promoção da candidatura à reeleição nas eleições de outubro do ano passado.