A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10/07), mostra que 36% dos brasileiros avaliam positivamente a gestão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este número representa um aumento em comparação à última edição do levantamento, realizada em maio, quando a avaliação positiva era de 33%. A avaliação negativa, por outro lado, caiu de 33% para 30% no mesmo período.
Os que consideram a gestão governamental “regular” representam 30% dos entrevistados; em maio, eram 31%.
Saiba mais:
- Quaest: 43% dos deputados avaliam negativamente relação do governo Lula com o Congresso
- Fernando Haddad é o ministro mais bem avaliado pelo Congresso, aponta Pesquisa Quaest
Foram ouvidas 2.000 pessoas presencialmente entre os dias 5 e 8 de julho, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O estudo avaliou também a aprovação do presidente Lula, que subiu para 54%, um aumento significativo em relação aos 50% registrados em maio. A desaprovação caiu de 47% para 43%, enquanto aqueles que não souberam ou não responderam passaram de 2% para 4%.
Análise por segmentos religiosos
Entre os eleitores evangélicos, a avaliação negativa do governo Lula caiu de 42% em maio para 39% em julho. A avaliação positiva subiu de 23% para 26%. Aqueles que consideram a gestão “regular” representam 30%, uma ligeira queda em relação aos 32% de maio.
Para os eleitores católicos, a avaliação positiva do governo Lula é de 42%, um aumento em relação aos 40% da pesquisa anterior. A avaliação negativa caiu de 29% para 27%.