Pesquisa eleitoral Exame/Ideia, divulgada na noite de ontem, volta a apontar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para a eleição presidencial, embora a distância entre ele e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tenha caído 2 pontos. Lula tem 42% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro, que aparece com 33%.
Nesta pesquisa não consta o nome do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). Recentemente seu partido oficializou o nome de Luciano Bivar, seu dirigente, como pré-candidato à presidência. Em pesquisa Exame/Ideia de março, Moro figurava com 9% de intenções de voto; nesta, Bivar não chegou a 1%.
Leia mais:
Pesquisa PoderData: Bolsonaro encosta em Lula após saída de Moro
Eleições 2022: Nova pesquisa revela cenário eleitoral do manauara
Em terceiro lugar na pesquisa, aparece Ciro Gomes (PDT), com 10%. Em seguida vêm, em empate técnico (dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos): João Doria (PSDB) com 3%, e Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP), com 1% cada um.
Os nomes de Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Luciano Bivar (União Brasil) e Aldo Rebelo (PDT) também figuraram na sondagem, mas não chegaram a 1%. Brancos e nulos totalizaram 1%, e indecisos, 6%.
Pesquisa espontânea: Quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula ainda lidera com 36% contra 28% de Bolsonaro.
Foram feitas simulações de Segundo Turno: Lula vence todos os candidatos. Entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 48% dos votos contra 39% do atual presidente. Na simulação entre Bolsonaro e Doria, o primeiro vence por 38% a 29%. Já na simulação entre Bolsonaro e Ciro, este último vence com 41% das intenções de voto, contra 37% do atual presidente.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 15 e 20 de abril. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02495/2022.