Uma nova rodada da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 18, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto no primeiro turno das eleições contra 32% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Os números foram revelados pela Folha de São Paulo.
Lula manteve o percentual e Bolsonaro avançou, dentro da margem de erro, 3 pontos percentuais, comparando com a última rodada do levantamento. Na prática, não mudou muita coisa. A pesquisa anterior ainda mantinha os nomes dos deputados federais André Janones, do Avante, e Luciano Bivar, do União Brasil.
Distantes da polarização aparecem Ciro Gomes, do PDT, com 7%, seguido pela senadora Simone Tebet, com 2%. Vera Lúcia, do PSTU tem 1%. Pablo Marçal, do PROS, que tem a candidatura em xeque por conta de um imbróglio judicial que seu partido vive não pontuou.
Também não pontuaram Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB). Votam em branco, nulo ou nenhum, somam 6% e não sabem, 2%.
Lula venceria no segundo turno; 54 contra 37
A pesquisa também fez simulações sobre um hipotético segundo turno entre Lula e Bolsonaro, com o petista à frente na intenção de voto com 54% e o capitão da reserva com 37%, em uma diferença de 17% pontos percentuais. Brancos e nulos somam 8% enquanto os que não sabem são 2%.
No último levantamento divulgado no fim de julho, Lula tinha 55% enquanto Bolsonaro, 35%. A variação não alterou muito o cenário já que a margem de erro é de 2% percentuais.
A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, contratado pela Folha e TV Globo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR09404/2022.