Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Deputado Péricles questiona dados da segurança pública e coronel Vinícius rebate: “Eu lhe convido a ir lá conosco e abrir tudo”

Deputado Péricles questiona dados da segurança pública e coronel Vinícius rebate: “Eu lhe convido a ir lá conosco e abrir tudo”

Péricles criticou a forma como o governo estadual vem conduzindo a política de segurança, afirmando que a ausência do Estado tem permitido o fortalecimento das organizações criminosas

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 19/08/25 às 18:59h

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) questionou, nesta terça-feira (19/08), durante reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a atuação do Estado diante do recente foguetório promovido por facções criminosas em Manaus. A sessão contou ainda com a participação do deputado Dan Câmara (PSC) e do secretário de Segurança do Amazonas, coronel Vinícius.

Durante sua fala, Péricles criticou a forma como o governo estadual vem conduzindo a política de segurança, afirmando que a ausência do Estado tem permitido o fortalecimento das organizações criminosas.

“Um foguetório de uma facção criminosa que deu um salve. É tão ousada a atividade que eles fizeram uma comemoração, dizendo: ‘estamos em festa porque ocupamos mais um bairro de Manaus’. Isso reflete claramente a falta de presença do Estado, que deveria agir para impedir que atos como esse acontecessem”, declarou o parlamentar.

Péricles também questionou como a lei vem sendo aplicada em casos de foguetórios ligados ao crime organizado. Para ele, a legislação é branda e não contribui para combater tais práticas.

“Na minha opinião, é necessário investir mais em inteligência. Não adianta apenas punir quem solta fogos. Isso não é crime. O que se pode fazer é enquadrar na apologia ao crime, que hoje prevê uma pena de três a seis meses, muito pequena. O Estado precisa identificar as lideranças e combater o narcotráfico de forma estratégica”, afirmou.


Saiba mais:

Arthur Neto elogia Tarcísio de Freitas e sinaliza filiação ao Republicanos

Chalub se aposenta e esquenta briga por vaga no TJAM pelo Quinto Constitucional


Resposta do coronel Vinícius

Em resposta, o secretário de Segurança do Amazonas, coronel Vinícius, destacou que a prioridade da pasta é fortalecer as tropas, garantir recursos e ampliar os investimentos na integração policial. Ele negou qualquer intenção de interferir no trabalho dos comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

“Nós não temos interesse nenhum em interferir no trabalho da polícia, muito pelo contrário. Nosso papel é buscar recursos, integração e investimentos. Tenho certeza de que, se avançarmos nessa pauta, teremos muitos resultados positivos”, disse.

O secretário também fez um convite direto ao deputado para que conheça mais de perto os dados e estratégias da Secretaria de Segurança.

“Eu lhe convido para sentarmos e apresentarmos o que está sendo feito. Há muita coisa boa chegando ao Amazonas. Recentemente, nosso estado foi reconhecido como referência em evento nacional, o que mostra que estamos no caminho certo. É importante mudar aquela visão estereotipada de que o Norte não sabe fazer nada”, afirmou Vinícius.

Por fim, reforçou o convite à Comissão de Segurança para uma reunião fechada, em que seriam apresentados dados de inteligência sobre o combate ao crime organizado no estado. “Essas discussões são fundamentais. Eu lhe convido a ir lá conosco e abrir tudo, de forma técnica e responsável. Vamos mostrar o que está sendo construído para proteger o povo do Amazonas”, finalizou.

Assista ao vídeo: