As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Paulo Guedes vai prestar esclarecimentos sobre redução do IPI na Câmara Federal

Paulo Guedes vai prestar esclarecimentos sobre redução do IPI na Câmara Federal

Corte do tributo tem efeitos na economia do Amazonas, nos empregos, na arrecadação do Amazonas. Foto: Edu Andrade/Ministério da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá prestar esclarecimentos no Senado Federal sobre as medidas que determinam a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que afetam a Zona Franca de Manaus (ZFM). O requerimento da convocação, apresentado pelo deputado Zé Ricardo (PT-AM) junto aos deputados Sidney Leite (PSD-AM) e Bosco Saraiva (Solidariedade-AM), foi aprovado nesta quarta-feira (6) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Casa Legislativa.

O corte do tributo tem efeitos na economia do Amazonas, nos empregos, na arrecadação do Estado, nas atividades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e no meio-ambiente. Segundo Zé Ricardo, Guedes deve explicações sobre os últimos decretos do governo federal que reduziram o IPI para todo o país, bem como o que zerou essas alíquotas no polo de concentrados, e que afetam diretamente as vantagens comparativas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus.

 


Leia mais:

Paulo Guedes afirma que prosseguirá com estudos para privatizar Petrobras

 

“O IPI é contra a indústria brasileira”, declara Paulo Guedes após decisão do STF


 

“O ministro deve explicações ao povo do Amazonas. Já tínhamos aprovada uma convocação que, após acerto com a liderança do Governo, foi convertida em convite. O ministro não compareceu. Agora, será obrigado a comparecer“, explicou o parlamentar.

“É importante ele prestar esses esclarecimentos sobre a Zona Franca e todas as medidas que estão afetando a vida do povo brasileiro, que está cada dia mais pobre, com o alto desemprego, a fome e a miséria”, complementou o deputado. A data da visita do ministro será definida junto à presidência da Comissão.

 

Via assessoria