As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Deputados enviam representação ao STF contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral

Deputados enviam representação ao STF contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral

Presidente repetiu fake news sobre urnas eletrônicas em reunião com embaixadores. Foto: Reprodução

Deputados de oposição enviaram representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (19) pedindo investigação do presidente Jair Bolsonaro (PL) por ataques ao sistema eleitoral do país em reunião com embaixadores estrangeiros. Na ocasião, o chefe do Executivo não apresentou prova das alegações.

Os parlamentares acusam o presidente de improbidade administrativa, propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico e crime contra o Estado Democrático. A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai definir se há elementos para fazer uma denúncia formal contra Bolsonaro, e o Ministério Público Eleitoral deve decidir se apresenta denúncia por crime eleitoral.

Na ação enviada ao STF, os parlamentares afirmam que Bolsonaro usou o cargo de presidente da República para abalar a ordem democrática.

Leia mais:

Embaixadores avaliam ataques de Bolsonaro à democracia após reunião sobre sistema eleitoral brasileiro

 

Fachin rebate ataques de Bolsonaro às urnas: “é hora de dizer basta à desinformação”

“Não pode o representado usar do cargo de Presidente da República para subverter e atacar a ordem democrática, buscando criar verdadeiro caos no País e desestabilizar as instituições públicas“, diz trecho da representação.

A reunião, realizada ontem (18) na residência oficial do Palácio da Alvorada, foi uma iniciativa de Bolsonaro. Na ocasião, o presidente repetiu, diante de representantes diplomáticos de outros países, suspeitas sem fundamento e já desmentidas sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral do Brasil.

O presidente baseou a apresentação em um inquérito aberto pela Polícia Federal em 2018, com autorização do STF, sobre a invasão de um hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE já informou, por diversas vezes, que esse acesso foi bloqueado e não interferiu em qualquer resultado.

 

Via g1