A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu nesta quarta, 8, o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz (PSD-AM), em reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar ao país e à capital brasileira. A solenidade aconteceu em decorrência de projeto de lei proposto pelos deputados Robério Negreiros e Jorge Vianna.
Recentemente, Omar Aziz foi relator do projeto do arcabouço fiscal, em que defendeu a manutenção dos repasses da União à capital brasileira por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), destinado aos investimentos em segurança, saúde e educação na capital do país. Ele também teve destaque nacional como presidente da CPI da Covid.
Leia mais:
Wilson Lima é empossado no Conselho da Federação, em Brasília
Reforma tributária: Braga inclui cashback para gás de cozinha
Em seu discurso ao receber o título, Omar fez uma novo apelo pela BR-319 e propôs que o Brasil passe enfim a enxergar o Polo Industrial de Manaus como vetor de desenvolvimento nacional. Ele disse:
“O Amazonas tem a Zona Franca de Manaus e somos muito gratos a todos aqueles que nos apoiam. Mas a gente discute a Zona Franca e, para alguns, lá parece ser uma ilha de exceção. A Zona Franca de Manaus não é um paraíso fiscal. Ela não é subsidiada como o agronegócio, que vem sendo impulsionado por um projeto de mecanização da agricultura desde 2003, do primeiro governo Lula. Eu sou a favor desse apoio, mas não venha chamar a Zona Franca de paraíso fiscal”.
Nascido em Garça, interior de São Paulo, Omar Aziz iniciou sua carreira política em Manaus há mais de 30 anos. Foi eleito duas vezes governador do Amazonas.