Gilmar Nascimento (Avante) explicou que a votação para o aumento do salário dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ocorre de forma natural, ao fim dos mandatos dos parlamentares, os reajustes ocorrem devido à vinculação dos salários dos vereadores aos 75% do subsídio dos deputados estaduais do Amazonas. A declaração aconteceu à imprensa, nesta quarta-feira (27/11).
“O aumento dos vereadores chega a 37%, ou seja 10% abaixo da inflação. Agora o vereador, passa quatro anos sem ter, todo servidor, todo CLT, todo empregado tem que ter aumento todos os anos. Isso porque tem uma lei estipulando. Os vereadores são a cada quatro anos e durante esse tempo todo não vem sendo atualizado”, explica o parlamentar.
Veja a declaração:
📌 “O vereador passa quatro anos sem ter reajuste por isso busca atualizar”, diz vereador sobre aumento de salário pic.twitter.com/yJxaeXf7e2
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 27, 2024
Para o parlamentar, a ação atende a Lei Orgânica Municipal. Gilmar Nascimento atua como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), uma comissão importante que analisa os textos para seguir para discussão dos vereadores.
Saiba mais:
O texto deve ser votado nas próximas semanas. Atualmente, os projetos de lei que envolvem o aumento de salários de vereadores e prefeito, vice e secretariado de Manaus, ainda tramitam na casa legislativa para serem discutidos pelos vereadores.
*Matéria produzida com a colaboração de Vanessa Goudim