As eleições internas do PT chegaram ao fim e, na tarde desta segunda-feira (07/07), foi divulgado, na sede da sigla, o resultado da votação que confirmou a eleição de Sinésio Campos para o cargo de presidente estadual. Ele venceu o vereador de Manaus, Zé Ricardo (PT). Na mesma ocasião, Valdemir Santana foi anunciado como novo presidente do diretório municipal de Manaus.
Sinésio, que assumirá o cargo pela terceira vez, destacou sua trajetória política e ressaltou que o PT é o único partido com eleições diretas para a presidência, tornando-se, segundo ele, exemplo para outras legendas. O parlamentar também afirmou que a militância reconhece seu trabalho e os resultados alcançados.
Questionado sobre críticas feitas por seu adversário, Zé Ricardo — que alegou que Sinésio venceu com o apoio da máquina pública e lamentou o resultado —, o presidente eleito rebateu com firmeza e classificou as declarações como ultrapassadas.
“Esse discurso velho, corroído pelo tempo, não cabe mais. Porque, primeiro: se não convence nem a militância do partido, como é que vai convencer a sociedade? Ele já foi vereador de Manaus, foi meu suplente por vários mandatos na Assembleia Legislativa, deputado federal, e, muitas vezes, candidato majoritário. Não quis disputar a prefeitura na eleição passada e, na verdade, queria mesmo era um mandato de vereador. O que ele precisa agora é se preocupar, não comigo, mas com o que está fazendo na Câmara de Vereadores. Eu, como deputado e presidente do partido, tenho muito trabalho a fazer”, disparou Sinésio.
O parlamentar também afirmou que sua atuação deve ser avaliada pela militância e reforçou que o papel de um vereador é trabalhar, não apenas criticar.
“O povo brasileiro, e a militância também, já não aguenta mais político que só sabe falar e não sabe agir. Todas as críticas feitas contra mim foram respondidas nas urnas. Quem deve avaliar meu desempenho como presidente do partido é a militância, não um militante qualquer, tenha ele mandato ou não. Para mim, o que importa é o compromisso com o partido.”
Saiba mais:
Em vídeo, Alfredo Nascimento chama Eduardo Braga de mentiroso e senador “fiapo” ao tratar de BR-319
Presidente do Diretório Municipal
Também foi anunciado Valdemir Santana como novo presidente do diretório municipal de Manaus. Em seu discurso, ele afirmou que o partido terá novos planos para o mandato e que a prioridade será trabalhar pela reeleição do presidente Lula em 2026.
“Vamos construir um planejamento dentro do Partido dos Trabalhadores com todas as tendências políticas, para definir o que faremos nesses próximos quatro anos. Vamos convocar toda a militância, independentemente da corrente interna, para pensar a longo prazo. E, claro, também pensar na reeleição do presidente Lula. Esse será nosso maior objetivo. Mas também vamos olhar para o estado do Amazonas, essa é a compreensão do PT. Somos uma federação e estaremos dialogando com o PCdoB e o PV”, afirmou Valdemir.
Apuração das urnas
Os presidentes eleitos comandarão a sigla até 2030 e liderarão o partido nas próximas eleições municipais e gerais. Até o fechamento desta matéria, a assessoria do PT não havia divulgado os números finais da apuração, que, segundo os eleitos, ainda estava em andamento.
Assista o vídeo: