26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Não teria acontecido sem ele”, diz Lula sobre relação de Bolsonaro com atos golpistas

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente Lula (PT) comentou na manhã desta quinta, 8/2, a operação da Polícia Federal “Tempus Veritatis”, deflagrada no mesmo dia contra uma suposta organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito em 8 de janeiro de 2023, com o objetivo de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder. Para ele, os atos golpistas não teriam acontecido sem a participação de seu antecessor.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Lula declarou:

“Eu, sinceramente, não tenho muitas condições de falar sobre uma ação da Polícia Federal porque isso é uma coisa sigilosa, é uma coisa da polícia, uma coisa da Justiça. E não cabe ao presidente da República ficar dando palpite numa atuação dessa.

Obviamente que tem muita gente envolvida, eu acho que tem muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve uma tentativa de golpe, houve uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir uma coisa que construímos há tantos anos, que é o processo democrático, e essa gente tem que ser investigada”.

Perguntado se a investigação levaria à participação de Bolsonaro na suposta tentativa de golpe, Lula disse:

“Eu não sei, eu acho que não teria acontecido sem ele. O comportamento dele foi muito diferente. Primeiro, antes das eleições, ele passou o tempo inteiro mentindo sobre as eleições, mentindo sobre as urnas, criando uma suspeição sobre a urna que foi responsável pela eleição dele em 2018.

O cidadão que estava no governo, não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair. Tanto é que não teve nem coragem de me passar a faixa, ficou chorando e foi embora para os EUA porque ele deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Então, vamos esperar as investigações”.


Leia mais:

Operação Tempus Veritatis: PF deflagra operação contra Bolsonaro e aliados de seu governo

Carlos Bolsonaro é removido do grupo de WhatsApp da Câmara do Rio após operação da PF


Lula também disse que as investigações devem chegar até os financiadores e planejadores dos atos golpistas de 8/1:

“Nós queremos saber quem é que financiou, queremos saber quem é que pagou, quem é que financiava aqueles acampamentos, sabe, para que a gente nunca mais permita que aconteça o ato que aconteceu no dia 8 de janeiro”.

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quinta-feira (8) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores dele, investigados por tentar dar um golpe de Estado no país e invalidar as eleições de 2022. Ao todo, a PF cumpre 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva.

*Com informações do UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -