O ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) anunciou, na manhã desta terça-feira (12), que é pré-candidato ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2022. A decisão foi oficializada em uma coletiva de imprensa realizada em um hotel de Curitiba.
Moro, inicialmente, informou que poderia concorrer à Presidência. Depois, tentou transferência de domicílio eleitoral para o estado de São Paulo, sem informar a qual cargo pretendia concorrer
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) paulista, no entanto, negou o pedido. Na decisão, o tribunal entendeu que Moro, que é do Paraná, não tem vínculo com o estado. Sem poder concorrer ao Senado, a deputado federal ou qualquer outro cargo por São Paulo nas eleições deste ano por SP, o ex-ministro de Bolsonaro passou a mirar uma vaga ao Senado ou à Câmara pelo Paraná, estado de origem dele.
Leia mais:
Sérgio Moro deve anunciar candidatura ao Senado na próxima semana
Após decisão judicial Sergio Moro não pode ser candidato por SP
Em junho, Moro fez outra coletiva para tratar da candidatura, mas na ocasião disse somente que pretendia percorrer o estado do Paraná antes de definir o cargo. Com a definição pela disputa ao Senado, ele pode disputar uma vaga junto ao senador Álvaro Dias, um dos “padrinhos” do ex-juiz na ideia de lançá-lo à presidência pelo Podemos.
Isso porque, depois da filiação ao Podemos em novembro do último ano, Moro deixou a legenda e entrou para o União Brasil, partido que escolheu Luciano Bivar como pré-candidato à presidência.
Via g1