As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Moraes manda suspender passaporte diplomático de Fernando Collor

12/05/25 às 15:28h
Moraes manda suspender passaporte diplomático de Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes e o ex-presidente Fernando Collor (Foto: montagem)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (12/5) a suspensão do passaporte diplomático do ex-presidente Fernando Collor de Mello, atendendo à necessidade de impedir a saída do condenado do país. A medida foi tomada após dificuldades relatadas pela Polícia Federal no cumprimento de uma decisão anterior, que autorizava Collor a cumprir pena em prisão domiciliar.

Em despacho assinado hoje, Moraes proibiu Collor de deixar o território nacional.

“Determino a proibição de ausentar-se do País, devendo a Polícia Federal proceder às anotações necessárias ao impedimento migratório”, decidiu Moraes, reforçando a necessidade de controle das saídas internacionais do ex-chefe do Executivo.

Ministro do STF mandou soltar Jefferson França da Costa Figueiredo por falta de provas em participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
(Foto: Carlos Moura/STF)

Entenda a função do passaporte diplomático

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o passaporte diplomático é um documento de viagem especial emitido para autoridades brasileiras, funcionários do serviço exterior e seus dependentes. Ele oferece benefícios como isenção de visto em diversos países e acesso facilitado a filas e serviços diferenciados em aeroportos internacionais.

O Decreto nº 5.978, que regula a emissão de documentos de viagem, estabelece que têm direito ao passaporte diplomático figuras como o presidente e vice-presidente da República, ex-presidentes, membros do Congresso Nacional, ministros do STF, militares em missões internacionais, além de integrantes do Ministério Público Federal.


Saiba mais:


Prisão domiciliar com restrições

A decisão de Moraes de conceder a prisão domiciliar para Fernando Collor foi tomada no início de maio, após a defesa do ex-presidente apresentar laudos médicos que comprovaram o agravamento de seu estado de saúde. Collor, de 75 anos, foi diagnosticado com doença de Parkinson, Apneia do Sono Grave e Transtorno Bipolar. Em caráter humanitário, o ministro autorizou que ele deixasse a prisão, desde que cumprisse medidas rigorosas de monitoramento.

Entre as condições impostas pela Corte, estão:

  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, que deve ser instalada como condição para a saída de Collor da unidade prisional;

  • A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas é responsável por enviar relatórios semanais detalhados sobre a monitoração do ex-presidente;

  • Suspensão do passaporte diplomático, proibindo também a emissão de novo documento de viagem;

  • Restrições a visitas, permitindo acesso apenas a advogados devidamente constituídos, equipe médica, familiares e outras pessoas previamente autorizadas pelo STF.

Fernando Collor
(Foto: Reprodução/Internet)

A condenação de Collor

Em 2023, o Supremo Tribunal Federal condenou Fernando Collor a oito anos e dez meses de prisão em regime inicial fechado. O ex-presidente foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em decorrência de seu envolvimento em um esquema de corrupção na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Fernando Collor
(Foto: Reprodução/Internet)

No dia 24 de abril, Alexandre de Moraes determinou o cumprimento imediato da pena. Na sequência, Collor foi transferido para uma cela individual no Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL), onde permaneceu até a concessão da prisão domiciliar.

A defesa do ex-mandatário argumentou que sua saúde debilitada e a idade avançada demandavam medidas alternativas ao encarceramento em regime fechado. Os advogados apresentaram relatórios médicos que indicavam riscos agravados por suas condições clínicas.

Moraes manda suspender passaporte diplomático de Fernando Collor - Rede Onda Digital