O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, disse que é possível que o ex-presidente Jair Bolsonaro será absolvido das acusações, mas que não vê chances de sua inelegibilidade ser revertida. A afirmação foi feita em entrevista publicada na última egunda-feira (7/4), na revista americana The New Yorker.
Ao ser questionado sobre um possível retorno de Bolsonaro ao comando do país, Moraes foi direto: “É possível que ele seja absolvido no processo criminal, porque o julgamento ainda está no início. Mas ele já tem duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resultaram em sua inelegibilidade. Ambas foram apeladas e estão agora no STF. Só o Supremo poderia revertê-las, e não vejo a menor possibilidade disso acontecer”.
O ministro também comentou sobre possíveis nomes ligados a Bolsonaro que poderiam disputar a Presidência, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e um de seus filhos. No entanto, Moraes ressaltou que nenhum deles possui as mesmas conexões com as Forças Armadas que o ex-presidente.
Leia mais
Alexandre de Moraes rejeita pedido de prisão de Jair Bolsonaro
Alexandre de Moraes aplica multa de R$ 20 mil a Filipe Martins por usar redes sociais
A entrevista foi publicada dias após o STF aceitar, em 26 de março, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que tornou Bolsonaro e outros sete aliados réus por suposta tentativa de golpe com o objetivo de anular o resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre as acusações de perseguição, Moraes negou qualquer parcialidade no processo contra Bolsonaro. “Agora é o momento de cada acusado apresentar sua defesa. Toda essa narrativa de perseguição política e alegações de inimizade pessoal caiu por terra. A denúncia não veio apenas da Polícia Federal, mas do próprio procurador-geral da República”, afirmou o magistrado.
*Com informações do Metrópoles.