Durante a sessão plenária desta segunda-feira (30/6), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Luis Mitoso (MDB) utilizou a tribuna para defender o prefeito David Almeida (Avante) e do vice-prefeito e secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, diante das críticas feitas pela oposição. Em sua defesa, Mitoso recorreu à parábola bíblica da árvore e seus frutos, encontrada nos evangelhos de Mateus 7:15-20 e Lucas 6:43-45.
Na passagem, Jesus utiliza a metáfora das árvores para ensinar como identificar falsos profetas, destacando que “árvores boas produzem bons frutos, enquanto árvores ruins dão maus frutos”. A parábola também afirma que toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
“A interpretação popular dessa passagem é que ninguém atira pedras em árvores que não dão frutos. Ela sugere que as pessoas tendem a criticar e atacar aqueles que são bem sucedidos ou que estão produzindo algo de valor, pois o seu sucesso incomoda”, disse Mitoso, ao interpretar a passagem em um contexto político.

Em seu discurso, o vereador comparou as obras e feitos da prefeitura como os “bons frutos” e David Almeida como a árvore.
“A inveja, o ciúme e a crítica aparecem quando alguém começa a se destacar. É como se apedrejassem a árvore com palavras e ações negativas para tentar impedir o seu crescimento”, afirmou o vereador.
Veja um trecho do discurso:
Vereador Mitoso usa parábola bíblica para defender David Almeida na CMM: “Seu sucesso incomoda” pic.twitter.com/xkMzZPDE3p
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 30, 2025
A fala ocorreu após os vereadores Raulzinho (MDB) e Elan Alencar também se manifestarem a favor da nova obra da prefeitura, o viaduto Rei Pelé, alvo de recentes ataques por parte de parlamentares opositores.
Saiba mais: