Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (24) que o Amazonas vive uma crise na segurança pública. De acordo com Dino, a Polícia Federal irá transferir 13 presos ligados a facções criminosas dos presídios do estado para penitenciárias federais.
A declaração foi proferida durante uma coletiva de imprensa, que abordou as investigações sobre a morte da ex-vereadora Marielle Franco.
“É que nós temos na Amazônia brasileira, especialmente no Estado do Amazoans, uma crise na segurança pública envolvendo disputa entre facções”. disse flávio Dino.
Em tese, o ministro disse que o governo federal irá transferir presos do sistema carcerário estadual para o federal. Porém não citou nomes.
“A expectativa da Polícia Penal Federal é de que haja a transferência de 13 presos faccionados ou líderes de facção no Estado do Amazonas para o sistema federal”, completou o ministro em entrevista coletiva, em Brasília.
Dino afirmou ainda que a medida é necessária para garantir a segurança dos presos e das pessoas que trabalham nos presídios.
Saiba mais:
Manaus tem aumento de 49% em mortes violentas, segundo Anuário da segurança
Brasil bate recorde de estupros em 2022: AM apresenta maior alta
Índices da violência no AM
Na semana passada, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou que o Amazonas é o terceiro estado mais violento do Brasil, com de 38,8 mortes a cada 100 mil habitantes.
Ainda de acordo com o anuário, os crimes mais comuns no estado são roubo de celular, roubo a pedestres, roubo a estabelecimentos comerciais, latrocínio e homicídio doloso, quando há intenção de matar. Manaus aparece na 23º lugar entre as 50 cidades mais violentas do país.
Veja o vídeo: