Uma fala do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, dita no final de semana, vem causando polêmica: Costa chamou Brasília de “Ilha da Fantasia” e criticou os políticos que vivem na cidade, alheios aos problemas sociais do país.
Ex-governador da Bahia, Rui Costa participou da inauguração do Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba (BA), representando o governo federal, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade. No evento, ele disse:
“Aquele negócio de botar a capital do País longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil. Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”.
Leia mais:
Senado aprova MP dos ministérios do governo Lula
“Governo vai ter que andar com suas pernas”, diz Lira após votação da MP dos ministérios
A fala rendeu críticas de vários políticos: o governador Ibaneis Rocha (MDB) o chamou de “idiota completo” em entrevista ao jornal Correio Braziliense. Até dentro da ala governista, a fala gerou reclamações: Segundo a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a fala do ministro é “típica de quem não conhece a cidade e o DF”. Ela disse:
“Se ele quisesse criticar o sistema político, composto majoritariamente por pessoas de fora de Brasília, que o fizesse diretamente, sem ofender a cidade”.
Além disso, os deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP-DF), Joaquim Roriz Neto (Pros-DF) e Thiago Manzoni (PL-DF) enviaram nesse domingo, 4, um ofício para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
O ministro já avisou, por assessoria, que não vai comentar a polêmica nem o pedido de demissão.