Nesta quarta-feira (03/12), o vereador Eduardo Alfaia (Avante) manifestou-se contrário à proposta do colega Rodrigo Guedes (PP), que sugere ampliar os dias de plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para uma escala 5×2, com sessões realizadas de segunda a sexta-feira. Entretanto, o parlamentar defendeu uma discussão “madura” sobre a proposta.
Alfaia defendeu uma diversidade de metodologias de trabalho entre os parlamentares e ressaltou a importância de cumprimentos como particularidades de cada mandato.
“Não posso medir todos de forma igual, são 41 membros […] Cada vereador aqui tem seu nicho de atuação, tem o seu público, tem sua forma de trabalhar. Então não posso colocar o vereador numa caixinha e medir todo mundo por uma régua“, declarou Alfaia.
Alfaia destacou que, para alguns parlamentares, compareceria diariamente ao plenário poderia comprometer atividades realizadas nas bases eleitorais, como ações sociais e políticas comunitárias.
Veja pronunciamento de Alfaia sobre escala 5×2 para vereadores:
📌 Mesmo contra, Alfaia defende discussão de escala 5×2 para vereadores na CMM pic.twitter.com/mHVKGROhYu
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 4, 2024
Saiba mais:
- Sessões plenárias de segunda a sexta? Vereador sugere escala 5×2 para Câmara de Manaus
- Rodrigo Guedes propõe salário somente aos vereadores que tiverem 95% de frequência na CMM
- Rodrigo Guedes rebate declaração de Caio André sobre reajuste de salários
O parlamentar também defendeu que a proposta deve ser respeitando a individualidade de cada mandato.
“Eu sinceramente, não enxergo isso com bons e nem com maus olhos. isso precisa ser encarado com maturidade, todos os colegas vereadores precisam ter uma conversa bem ampla, porque isso tem a particularidade de cada um que é detentor de seu mandato”, completou.
Encerrando sua declaração, Alfaia deixou claro que, em seu caso específico, não apoia a proposta de mudança de Rodrigo Guedes.
Entenda a proposta de escala 5×2
A sugestão apresentada por Rodrigo Guedes propõe a ampliação dos dias de plenário na CMM, atualmente realizada de segunda a quarta-feira. O objetivo é implementar uma escala 5×2, abrangendo sessões de segunda a sexta-feira, além de alterações no Pequeno e Grande Expediente e na Ordem do Dia.
*Matéria produzida com a colaboração da repórter Vanessa Goudim