Defesa de Mauro Cid tem até hoje (29) para apresentar alegações finais sobre trama golpista

Tenente-coronel Mauro Cid (Foto: Reprodução)
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entrega nesta terça-feira (29/7) suas alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022. Esta é a última fase do processo penal antes do julgamento pela 1ª Turma do STF.
Cid é o primeiro dos oito réus a se manifestar nesta etapa, devido ao acordo de delação premiada firmado com a Justiça. A entrega ocorre duas semanas depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter solicitado a condenação dos integrantes do chamado núcleo 1 da investigação.

Em 15 de julho, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, recomendou a condenação de Mauro Cid, com redução de um terço da pena pelos crimes atribuídos, negando, no entanto, o perdão judicial mesmo após a colaboração do militar com as autoridades.
Saiba mais:
- Nos EUA, Eduardo Bolsonaro diz estar atuando para dificultar diálogo dos senadores que tentam reverter tarifaço
- Mauro Cid nega tentativa de fuga e é liberado depois de depor à PF
O processo reúne figuras centrais da gestão Bolsonaro: além de Cid, são réus o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro; o deputado federal e ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira; e o ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto.
Após a apresentação da defesa de Cid, os outros sete réus terão o prazo de 15 dias para entregar suas alegações finais. O julgamento será realizado pela 1ª Turma do STF, e a expectativa é de que ocorra ainda este ano. A investigação integra o inquérito que apura articulações para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de atos considerados golpistas e antidemocráticos.
