O presidente Lula reuniu-se com Marta Suplicy (sem partido), no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (08/01), para tratar do retorno ao PT e sua indicação para vice do deputado Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Na cúpula do PT, a volta de Marta é dada como certa. Lula já havia conversado com a secretária de Relações Internacionais da Prefeitura por telefone, antes da virada do ano, mas somente nesta segunda-feira os dois falaram sobre a novo projeto político pessoalmente, segundo informou o Estadão.
A reunião gerou mal-estar entre Marta e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Integrante da atual gestão, a secretária não informou o prefeito sobre o encontro com Lula, nem sobre o possível retorno ao PT e a composição com Boulos. Na prefeitura, a avaliação é que Marta deverá deixar o cargo nos próximos dias.
Leia mais:
Ato 8/1: em discurso, Lula diz que “não há perdão para quem atenta contra a democracia”
Lula indica a auxiliares que escolherá Lewandowski para o Ministério da Justiça
Depois da reunião com Lula, ela participou do ato “Democracia Inabalada”, que marcou um ano dos ataques aos Três Poderes promovidos por apoiadores de Bolsonaro em Brasília.
O deputado Rui Falcão (PT-SP), que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, acompanhou o encontro de Marta com Lula. Marta tem dito, segundo petistas, que não vai anunciar nada antes de conversar com o prefeito que a considera de sua confiança e uma conselheira política, e já cogitou indicá-la para sua vice na disputa pela reeleição.
*com informações do Estadão.