O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu, nesta segunda-feira (23), o primeiro dia de trabalho no Palácio do Planalto depois da cirurgia no quadril e uma blefaroplastia, no final de setembro.
O primeiro compromisso da agenda foi com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para discutir assuntos da pasta. Marinho disse que Lula está “bem” e andando “normalmente”.
“Cheguei ao gabinete, ele estava sentando, se levantou normalmente para me cumprimentar, está sem dores, não tem mais o incomodo no quadril, dores apenas no corte da cirurgia”, disse o ministro do Trabalho.
Sobre o assunto do encontro, Marinho atualizou o presidente sobre as discussões dos entregadores de aplicativo, motoristas de plataformas e saque-aniversário. Com relação ao saque-aniversário, o ministro indicou que a pasta deve, nos próximos dias, apresentar um projeto de lei para o Congresso Nacional.
“Nós vamos despachar com o presidente juntamente com a Casa Civil, Caixa [Econômica Federal] e [Ministério da] Fazenda. Provavelmente nesta semana para bater o martelo final. Batendo o martelo, provavelmente nesta semana, vamos mandar o projeto”, comentou Marinho.
O governo discute a possibilidade de permitir que as pessoas que optaram pela saque-aniversário possam sacar o restante do FGTS se forem demitidas depois de realizar a operação.
Leia mais:
Lula veta trecho do marco temporal para terras indígenas
Lula diz que ataques do Hamas é “loucura” e “terrorismo” e reação de Israel é “insana”
Uma proposta para um Projeto de Lei (PL) para regulamentar as plataformas de transporte de pessoas também deve ser discutida pelo governo com o congresso.
“Coloquei para ele a evolução das conversas, vocês são sabedores que existe fechada a base para um acordo com os aplicativos para transporte de pessoas. Resta somente finalizar a redação para que na semana que vem estar consolidado e a gente apresentar em definitivo ao presidente, para transformar em projeto de lei. Vamos então conversar com Lira e Pacheco sobre o assunto”, finalizou o ministro.