28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Lula diz que ataques do Hamas é “loucura” e “terrorismo” e reação de Israel é “insana”

Publicado em:

- Anúncio -

Em sua primeira aparição pública após cirurgias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou a ação do grupo extremista Hamas, da Palestina, como ataque terrorista. O discurso ocorreu nesta sexta-feira (20) durante evento sobre os 20 anos do Bolsa Família. Ele considerou “insana” a reação do Estado de Israel.

Lula disse ter lembrado das 1.500 crianças mortas na Faixa de Gaza, pelo “ato de loucura” e “terrorismo” do Hamas, durante a guerra reiniciada entre o grupo e Israel em 7 de outubro. O chefe do Executivo brasileiro lamentou as vidas perdidas e novamente falou sobre a necessidade de paz.

“Crianças que não pediram para o Hamas fazer o ato de loucura que fez, de terrorismo, atacando Israel. Mas também não pediram que Israel reagisse de forma insana e matasse eles”, afirmou.

O presidente chegou a falar em “ataques terroristas” quando o conflito se reiniciou, mas nunca havia ligado os atos nominalmente ao grupo extremista.

Lula vinha sido cobrado internacionalmente de reconhecer o grupo como terrorista, mas preferiu adotar uma postura mais neutra e em defesa da paz. O Itamaraty explicou que o governo brasileiro não taxava o Hamas como terrorista, porque seguia as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema.

“No tocante à qualificação de entidades como terroristas, o Brasil aplica as determinações feitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão encarregado de velar pela paz e pela segurança internacionais, nos termos do artigo 24 da Carta da ONU”, declarou, em nota, o Itamaraty.

Segundo a política brasileira, apenas o Conselho de Segurança da ONU tem autoridade e legitimidade para designar um grupo como organização terrorista. Por exemplo, Estado Islâmico, Al Qaeda e Boko Haram são considerados como tal.


Leia mais:

Lula se levanta e diz que está pronto para voltar ao Planalto na semana que vem

Lula comemora alívio de sanções impostas pelos EUA à Venezuela


Lula ainda disse que, na próxima semana, voltará a trabalhar do Palácio do Planalto. No final do discurso, ele se levantou para mostrar recuperação da cirurgia. O enquadramento da câmera era aberto o suficiente para mostrá-lo de pé.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -