As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lula visita Santarém e se reúne com indígenas e ribeirinhos às vésperas da COP30

A visita ocorre a oito dias do início da COP30, que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro
02/11/25 às 14:38h
Lula visita Santarém e se reúne com indígenas e ribeirinhos às vésperas da COP30

(Foto: Reprodução/Instagram)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no oeste do Pará na manhã deste domingo (2/11) para uma série de encontros com lideranças indígenas e comunitárias na região do Tapajós, em Santarém. A visita ocorre a oito dias do início da COP30, que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro.

De acordo com a agenda presidencial, por volta das 11h, Lula participou de uma roda de conversa com caciques do povo Kumaruara, na Aldeia Vista Alegre de Capixauã. Às 12h, o presidente segue para a Comunidade Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós, onde conhecerá iniciativas locais e dialogará com moradores. No período da tarde, às 16h, uma nova roda de conversa com ribeirinhos da Flona do Tapajós. Ao fim do dia, a comitiva retorna a Belém.

A equipe presidencial afirma que a agenda no Tapajós enfatiza presença do Estado e políticas públicas em territórios tradicionais, com atenção a educação, saúde, moradia, assistência social e projetos de bioeconomia e extrativismo sustentável. A expectativa do Planalto é colher contribuições diretas das comunidades para os debates que ocorrerão durante a COP30.


Leia mais

Presidente Lula assina PL da “antifacção”; veja quais são as principais medidas

Câmara aprova troca da capital do Brasil para Belém, durante a COP 30


Janja: “Mostrar ao mundo como as comunidades amazônicas vivem”

A primeira-dama Janja Lula da Silva publicou, nas redes sociais, vídeo navegando pelo Rio Tapajós, em Santarém, no qual detalha que este é o início de dois dias de visitas a comunidades ribeirinhas, indígenas, extrativistas e de pescadores em Santarém e Belém.

“Esse é o momento de mostrar ao mundo como as comunidades amazônicas vivem em interação com a natureza, preservando a floresta, com conhecimentos ancestrais, fazendo extrativismo de forma sustentável e bioeconomia”, disse.

Próximos compromissos em Belém

Na segunda-feira (3), Lula tem agenda em Belém, com visitas às comunidades de Itacoã-Miri e à Escola Municipal de Educação no Campo São José, para acompanhar ações do Governo Federal e dialogar com moradores sobre projetos em andamento.