O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá início a uma agenda intensa de viagens pelo Brasil nesta semana. O movimento ocorre em um momento delicado para o governo, marcado por uma queda expressiva na popularidade. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, apenas 24% dos eleitores aprovam a gestão petista, enquanto 41% desaprovam, configurando os piores índices de aprovação e reprovação de seus três mandatos.
Diante desse cenário, Lula reforçou a necessidade de maior presença nas periferias para reverter o quadro desfavorável. No fim de semana, o presidente alertou o PT sobre a importância de “gastar sola de sapato na periferia” para reverter o quadro.
A agenda começa pelo Rio Grande do Sul, onde Lula participa, nesta segunda-feira (24/02), da assinatura do contrato de renovação e ampliação da frota da Petrobras. O acordo prevê a aquisição de quatro navios do tipo Handy, cada um avaliado em US$ 69,5 milhões.

Saiba mais:
- Trump cumprimenta Eduardo Bolsonaro e envia recado: “Mande um ‘oi’ para seu pai”
- Citado por Trump, Bolsonaro alfineta Lula com postagem em inglês e marca presidente dos EUA
Na quinta-feira (27/01), o presidente seguirá para Santos, no litoral de São Paulo, para formalizar a concessão do túnel que conectará a cidade ao Guarujá. O projeto, estimado em R$ 6 bilhões, é considerado estratégico para o governo paulista e federal, sendo uma das principais vitrines eleitorais em São Paulo. A discussão dos detalhes do empreendimento ocorreu em reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), fora da agenda oficial.
O túnel Santos-Guarujá também evidencia as movimentações políticas para 2026. Tarcísio pode disputar a reeleição em São Paulo ou aventurar-se na corrida presidencial, especialmente após o vácuo deixado por Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030.

Viagem internacional de Lula
No sábado (1º), Lula embarca para Montevidéu, no Uruguai, para participar da posse do presidente eleito Yamandú Orsi. Essa será a primeira viagem internacional do petista após passar por cirurgias na região da cabeça, realizadas em dezembro de 2024, em decorrência de um tombo sofrido em outubro do mesmo ano. Na semana passada, o presidente realizou exames em São Paulo para monitorar sua recuperação.
A relação bilateral entre Brasil e Uruguai tem sido um tema recorrente nas conversas entre Lula e Orsi. Em novembro de 2024, logo após sua eleição, o presidente uruguaio esteve no Brasil para um encontro com Lula, reforçando a importância da cooperação entre os dois países.
*Com informações de CNN