O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou nesta sexta-feira (25/4) ao velório do Papa Francisco no Vaticano. Ele viajou a Roma, na Itália, para participar das cerimônias de despedida ao líder religioso, principalmente do funeral, que ocorre neste sábado (26/4). Em uma publicação nas redes sociais, Lula publicou imagens na Basílica de São Francisco. Veja:
Ver essa foto no Instagram
“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, postou ele nas redes sociais.
Junto ao presidente estão: a primeira-dama, Janja, a ex-presidente da República e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o assessor especial da Presidência embaixador Celso Amorim.

Chegada de Lula à Roma
Lula desembarcou em Roma por volta das 13h10 no horário local (8h10 no horário de Brasília). A comitiva do presidente inclui 18 pessoas, entre chefes dos Três Poderes, ministros e parlamentares.
Leia também:
Lula, Trump e Milei vão ao funeral do papa Francisco em Roma
Morte do Papa Francisco
Um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, foram as causas da morte do Papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21/4) o Vaticano.
O boletim médico do Vaticano foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.
Segundo a certidão médica que atestou a morte, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).
O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasia múltipla, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.
Veja abaixo:
Morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda aos 88 anos. Ele passou 38 dias internado para tratar do seu quadro de pneumonia bilateral, e estava se recuperando.
Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013. Francisco ocupou por 12 anos o cargo máximo da Igreja Católica.
As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano.
*Com informações de Vatican News