O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou sua conta no X (antigo Twitter) para destacar a gravidade dos incêndios florestais no Brasil, ressaltando que, até o momento, nenhum foco de incêndio detectado foi causado por fatores naturais. Durante uma reunião no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente relatou que o cenário aponta para uma ação criminosa deliberada.
“Significa que tem gente colocando fogo de maneira ilegal, uma vez que todos os estados do país já estão avisados e proibiram o uso de fogo de manejo”, declarou Lula.
Em reunião no @ibamagov na tarde de hoje, ao lado da ministra @MarinaSilva, o presidente da entidade afirmou que não há, até agora, nenhum incêndio detectado por causas naturais. Significa que tem gente colocando fogo de maneira ilegal, uma vez que todos os estados do país ja… pic.twitter.com/0d0ecHV4NQ
— Lula (@LulaOficial) August 25, 2024
Ele também destacou a mobilização de cerca de 3 mil brigadistas em todo o país, que estão atuando ativamente no combate aos incêndios. O presidente enfatizou que a Polícia Federal será envolvida na investigação desses atos criminosos e que o governo trabalhará em conjunto com os estados para fortalecer as ações de prevenção e combate aos incêndios.