28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Em Parintins, Lula repudia garimpo e exploração ilegal de madeira

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente Lula da Silva (PT) inaugurou nesta sexta-feira, (4), no município de Parintins, interior do Amazonas, o trecho do Linhão de Tucuruí, que interliga o município ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SNE). Com a interligação de Parintins ao SNE, o petista estima que 150 mil pessoas sejam beneficiadas.

Além do lançamento do Linhão de Tucuruí, o presidente também assinou a retomada do Programa ‘Luz Para Todos’ e lançou o programa de descarbonização da Amazônia com um discurso contra o garimpo e a exploração ilegal de madeireira.

“Eu voltei para dizer para vocês: nós vamos cuidar da Amazônia, mas cuidar da Amazônia, não é do jeito que algumas pessoas falam. Cuidar da Amazônia é a gente começar dizendo que não quer transformar a Amazônia num santuário, que a gente quer cuidar de cada igarapé, a gente quer cuidar de cada animal, a gente quer cuidar de cada passarinho, a gente quer cuidar de cada flor, a gente quer cuidar da nossa água, mas, sobretudo, a gente quer cuidar do povo amazônida. Nós vamos fazer o que precisa ser feito. Não aceitaremos garimpo ilegal em terras públicas, não aceitaremos madeireiros ilegais”, declarou Lula durante discurso.

Lula afirmou que os recursos da floresta são patrimônios públicos e “ninguém pode ficar rico às custas de explorar aquilo que não é dele“. Para o presidente, não é possível realizar exploração nessas áreas e quem quiser realizar a extração de madeira terá que restabelecer áreas já degradadas.


Leia também:

Acompanhado de aliados, Lula visita Parintins e relança o “Luz para todos” 


Cidadão Parintinense

No início do evento, o prefeito de Parintins, Bi Garcia (MDB), entregou o Título de Cidadão Parintinense ao presidente Lula e lembrou que o Linhão de Tucuruí teve as obras iniciadas ainda no segundo mandato do PT. Ele reforçou que a interligação deve resolver um problema antigo do município que convive com as quedas de energia e também fez um convite para que o presidente e a primeira-dama prestigiem o Festival Folclórico de Parintins em 2024.

Bi pediu a liberação de emendas dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) para a construção do muro de contenção da orla da cidade, a pavimentação da estrada de Comunidade Vila Amazônia à Serra da Valéria e da Estrada do Mocambo ao Monte Sinai Cambori que estavam paralisadas desde o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Agora temos convicção, aliás, temos certeza que irão andar [as emendas], porque um filho jamais faltará à sua terra. Dizem que o senhor tem muita sorte, presidente, graças a Deus, mas mais importante que a sorte é o resultado da jornada e a sua jornada tem sido vitoriosa”, disse Bi Garcia.

Lula iniciou seu discurso pedindo desculpas por não ter cumprimentado os parintinenses que o aguardaram na estrada do Aeroporto Júlio Belém e aceitou o convite para voltar a Parintins.

“Já aceitando o convite para voltar aqui em 2024 para ver o show. Eu vim com uma meia vermelha e uma meia azul, uma do garantido e outra do caprichoso, primeiro porque eu não moro aqui e tenho que torcer pros dois e segundo eu acho que vocês têm que trazer a classe política pra vir para cá para ver como faz política de forma civilizada. Vocês perceberam que aqui quando o vermelho canta, o azul se cala, quando o azul canta, o vermelho se cala. Lá em Brasília ninguém deixa ninguém falar”, disse o presidente.

(Foto: Reprodução)

Emendas

Lula prometeu também verificar a situação das emendas parlamentares para os municípios. O senador Omar Aziz pediu que os recursos estimados em R$ 60 milhões para o muro de contenção da Ilha sejam revistos pela inflação. “Eu não ganhei as eleições pra atender interesse dos banqueiros”.

“Ninguém era desrespeitado por mim, nem o empresário mais rico, nem o dono da maior televisão, mas ele tem que saber que se eu tiver que gastar um centavo com eles ou com o povo, eu gastarei com o povo, porque é o povo que precisa de ajuda nesse país”, reforçou.

Luz para todos

O governador Wilson Lima (União Brasil) destacou que somente em Parintins cerca de 100 mil pessoas terão acesso a energia elétrica de qualidade. Ele aproveitou o momento para reforçar a ajuda política de Lula para a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) e repavimentação da BR-319. “Estamos dispostos a garantir todas as salvaguardas ambientais, mas é preciso que o direito de ir e vir do cidadão seja garantido”.

“Venho aqui [a Parintins] desde a minha juventude e sei que o sonho do povo é ver o desligamento total daquela velha e barulhenta térmica na Av. das Nações no Centro da cidade. A ligação de Parintins ao SNE por meio do Linhão de Tucuruí representa o fim dos apagões. Por muitas vezes acompanhamos situações em Parintins que nunca mais se repetirão nesse município”, disse o governador.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -