Lula reclama do trânsito de Manaus durante visita à Ufam

Lula reclama do trânsito de Manaus durante visita à Ufam. (Foto: reprodução)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Manaus neste terça-feira (9/9) para inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia. Durante visita oficial à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), visivelmente irritado com o tempo gasto no trajeto até a instituição, o chefe do Executivo chegou a utilizar palavrões em seu discurso para expressar a insatisfação.
Durante sua fala inicial, Lula reclamou do trânsito que enfrentou, alegando que a agenda o deixou “muito irritado”.
“Pegamos um trânsito desgraçado nessa avenida aí. Puta merda”, afirmou Lula, arrancando algumas risadas e aplausos da plateia.
Com direito a palavrão, Lula reclama do trânsito de Manaus durante evento na cidade pic.twitter.com/ChLpQ94v1f
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) September 10, 2025
Segundo ele, após retornar de uma visita à Base Naval, no Distrito Industrial, sua comitiva enfrentou forte engarrafamento no trajeto até o Campus da Ufam.
“Fala que São Paulo tem trânsito ruim, fala que Rio de Janeiro tem trânsito ruim. P*t# me3d*, para a Vila da Base Naval até aqui, caraca, meu, quanto está de tempo que nós demoramos”, indagou o presidente.
Lula concluiu seu discurso destacando que a recepção calorosa da comunidade acadêmica compensou o transtorno: “De qualquer forma, vocês me deixaram feliz”, disse.
Sobre o CCPI Amazônia
O Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) vai promover a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.
O CCPI vai articular a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as forças policiais dos nove estados da Amazônia Legal. O apoio do Fundo Amazônia à PF também abrange a operação Ouro-Alvo, uma nova estrutura que permitirá rastrear a origem do ouro, combater a grilagem de terras públicas, a lavagem de dinheiro e outros ilícitos associados ao desmatamento.
O presidente ainda visitou projetos de infraestrutura digital e deve entregar a obra do cabo subfluvial que liga Boa Vista (RR) a Manaus.
